Geral

Exclusivo: Ouvimos um dos jovens envolvidos na suspensão do PSP das Olaias

O jornal Correio da Manha publicou uma noticia há 5 dias acerca da suspensão de um PSP [ver aqui] por “revista abusiva” a uns jovens por estarem a pintar umas paredes publicas. A peça do jornal não contou exactamente o que aconteceu e porque foi considerada ABUSIVA a revista.

[wp_bannerize group=Geral2 random=1 limit=1]

O Dioguinho Blog esteve à conversa com um dos jovens que em 2010 passou por esta situação e conta que eles nem estavam a grafittar, mas sim a escrever palavras de ordem em um mural, como forma de protesto à falta de condições na Escola António Arroio, nas Olaias.

“Eramos 4 raparigas e 1 rapaz, entre os 15 e 17 anos com umas latas de tinta e pincéis na mão. Foram preciso 3 carros de policia e uma carrinha da força de intervenção. Um aparato desnecessário, nada o justificava. Chegados à esquadra só as raparigas foram revistas, quer dizer que ficamos todas em cuecas. O rapaz não teve qualquer revista e não identificaram todos os jovens envolvidos.”

Ao que parece alem das mochilas da escola, uma das raparigas tinha uma mala de desporto que nem sequer revistaram, nem quiseram saber:

“A minha colega tinha uma mala de desporto com roupa, mas nem revistaram, mesmo quando ela os confrontou e insistiu para que o fizessem.”

 

Já este ano um outro grupo de jovens no porto foi apanhado e detido por estarem a pintar palavras de ordem na Praça da Galiza no Porto, ao que a JCP comentou na altura:

“A JCP (Juventude Comunista Portuguesa) relembra que a pintura mural é um direito constitucionalmente consagrado. O que é ilegal é a detenção destes jovens, o roubo nos subsídios e nos apoios sociais, a retirada do passe escolar, o corte nas bolsas, a transferência de milhares de milhões de euros públicos para a banca e o infame roubo a que esta geração está a ser sujeita”

 

Na altura os pais ficaram indignados porque foi feita revista sem presença deles ou dos advogados apresentando queixa, chegaram a ser ouvidos por um inspector da Administração Interna no Campus Justiça em Lisboa e ao fim de 3 anos uma juíza deu razão de tal forma que um dos PSP em causa está suspenso desde o dia 23 de AGO. Ainda de referir que a jovem mais nova do grupo ficou afectada psicologicamente com todo o processo, principalmente pela revista alegadamente ilegal na esquadra.

[wp_bannerize group=Geral random=1 limit=1]

Publicidade

2 Comentários

  1. “O que é ilegal é a detenção destes jovens, o roubo nos subsídios e nos
    apoios sociais, a retirada do passe escolar, o corte nas bolsas, a
    transferência de milhares de milhões de euros públicos para a banca e o
    infame roubo a que esta geração está a ser sujeita”

    LOL como fazer política num artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo