Gossip

Jornalista Joana Emídio Marques acusa o editor de assédio

A jornalista e escritora Joana Emídio Marques veio dizer que foi vítima de assédio e colocou um nome em cima da mesa: Manuel Alberto Valente, editor, poeta e tradutor.

Joana Emídio Marques num longo texto que publicou nas redes sociais, dá conta do episódio humilhante ocorrido em 2012.

Como fazia sempre, tinha deixado o meu carro estacionado na Rodrigues Sampaio, junto à porta do DN [Diário de Notícias]. Ele ofereceu-se para me dar boleia até lá. Aceitei. Erro meu. Quando parou o carro e ia dar-lhe os tradicionais 2 beijos de despedida, o Manuel Alberto Valente ainda achou por bem começar a tentar beijar-me na boca, com uma descontracção que mostrava que ele deve ter feito isto centenas de vezes. Eu afastei-me e saí do carro. Em silêncio chamei-o de velho porco, em silêncio humilhado chorei até Setúbal. Contei isto a vários amigos, mas não mais. Queixei-me ao (na altura) assessor de imprensa da Porto Editora, Rui Couceiro, que reconheceu ‘haver esse problema’, como quem aceita que pode chover num dia de sol”, começou por dizer.


Tudo começou com um jantar por causa de uma peça jornalística, “Aceitei jantar com ele para falarmos da compra da Assírio. Não por acaso ele marcou o jantar num fim-de-semana em que a sua mulher estava num festival literário no México. Mas esta ligação eu só fiz muito depois. Fomos a um restaurante (caro) ali ao fundo da rua do Alecrim, um que serve sushi. Ele, cavalheiro, a ajudar-me a despir o casaco, a puxar a cadeira para eu me sentar. Estava eu a ficar bem impressionada, quando ele tira do bolso uma caixinha de comprimidos que espalhou na palma da mão e aproximou do meu rosto e lançou: estás a ver? Não tenho aqui nenhum comprimido azul. Eu, que acabara de conhecer o homem e não queria parecer burra, forcei o meu cérebro a tentar entender a ‘piada’ mas não consegui. ‘Oh, soltou ele ‘não te faças de sonsa’. Assim, logo a tratar-me por tu e a insultar-me de forma velada”.

Podes ver tudo aqui

Leia Também: Almeno Gonçalves em afirmações polémicas sobre depressão

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo