nok

Proteção Civil alerta para tempestade Cláudia com chuva forte, vento e mar agitado até quinta-feira

População deve adotar medidas preventivas face a avisos de IPMA que indicam risco de inundações, quedas de terras e rajadas até 110 km/h

A Proteção Civil lançou esta terça-feira um apelo à população: redobrar precauções perante a chegada da depressão Cláudia, que deverá trazer chuva forte, vento intenso e mar agitado nos próximos dias.

Num aviso à população, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para “a possibilidade de inundações em zonas urbanas, cheias rápidas e deslizamentos de terras”, consequências esperadas do agravamento das condições meteorológicas. A entidade deixa também um aviso aos condutores, pedindo que “circulem com especial cuidado devido ao piso escorregadio e à eventual formação de lençóis de água”.

Entre as principais medidas preventivas, a Proteção Civil recomenda a desobstrução de sistemas de escoamento de águas, a fixação de estruturas como toldos, andaimes e placards, e uma “condução defensiva”. Pede ainda que se evitem atividades junto ao mar, como a pesca lúdica ou os desportos náuticos, e a circulação em zonas arborizadas ou costeiras.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Portugal continental e a Madeira estão sob avisos meteorológicos até quinta-feira. A previsão aponta para “chuva forte, por vezes acompanhada de trovoada”, e vento com rajadas que podem chegar aos 90 km/h, podendo atingir 110 km/h nas terras altas. O mar também se fará sentir com força: esperam-se ondas entre 4 e 4,5 metros.

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estiveram esta tarde sob aviso amarelo devido à chuva, situação que se estenderá a todo o território a partir de quarta-feira e até sexta-feira. Na quinta-feira, também o vento motivará aviso amarelo em vários distritos, entre eles Porto, Lisboa, Leiria e Coimbra, com rajadas até 80 km/h no litoral e 90 km/h nas serras.

Toda a costa continental está sob aviso amarelo devido à forte agitação marítima, que deverá manter-se até quarta-feira. Faro, Setúbal, Lisboa e Beja voltam a estar sob alerta entre a madrugada de quinta-feira e a noite de sexta-feira.

A depressão Cláudia chegará igualmente à Madeira. A costa sul e as zonas montanhosas da ilha estarão sob aviso laranja na madrugada de quarta-feira, com “chuva por vezes forte e persistente, acompanhada de trovoadas”. A partir das 9h, o aviso baixa para amarelo, mantendo-se até quinta-feira.

O IPMA prevê ainda vento forte nas regiões montanhosas da Madeira, com rajadas até 95 km/h, e agitação marítima em toda a ilha e em Porto Santo entre quinta e sexta-feira.

“É essencial adotar comportamentos prudentes e evitar a exposição desnecessária a estas condições adversas”, reforça a Proteção Civil, sublinhando que a prevenção continua a ser “a melhor forma de proteção”.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo