Músico português mete “Som Livre” em tribunal e pede indemnização milionária
Ricardo Landum, é o autor de alguns dos maiores êxitos da música ligeira portuguesa, com mais de 7 mil obras registadas, que já compôs para nomes como Ágata, Mónica Sintra, Axel e Tony Carreira, está avançar com um processo no Brasil contra a “Som Livre”.
Em causa está uma música de sua autoria intitulada ‘Que mal te fiz eu’, que foi gravada em meados de 2008 e terá a ser usada por vários cantores sem a autorização do português. Gusttavo Lima, seria o único cantor com permissão para gravar a música integralmente, o que não aconteceu.
Para além de alterar a letra, a editora também permitiu alegadamente que outros nomes do seu portefólio a utilizassem.
Por violação de direitos de autor e patrimoniais, Ricardo Landum está a pedir uma indemnização que pode ascender aos 5 milhões de euros.
Entretanto a “Som Livre” já emitiu um comunicado sobre o assunto “A Som Livre esclarece que o lançamento da faixa ‘Que Mal Te Fiz Eu (Diz-Me)’, do cantor Gusttavo Lima, foi realizado mediante autorização da editora que representa o compositor da obra no Brasil.
Quanto aos demais artistas citados que possuem contrato com a Som Livre — Aviões do Forró, Wesley Safadão e Léo Magalhães —, a empresa informa que desconhece qualquer gravação ou lançamento de produto que contenha a música.”