Nuno Mota em risco: “Posso morrer assim de forma súbita”
Artigo da Revista TV Guia
Não foi a primeira vez que alguém na família do concorrente da Casa dos Segredos morre de forma fulminante. Mas, desta vez, o jovem ficou de rastos não apenas porque perdeu o progenitor, mas também porque percebeu que há um problema genético na família que o pode afectar a ele…
Nuno está devastado!” É assim que Maria de Lurdes (tia paterna do jovem) começa a conversa com a TV Guia, no dia do velório de Luís Mota, pai do ex-concorrente de Casa de Segredos 3. No sábado (dia 24), e depois de umas mudanças, Luís Mota sentiu-se mal. O pai do ex-concorrente foi vítima de um AVC fulminante, algo que Maria de Lurdes temia que acontecesse há já algum tempo. “Já o ano passado ele tinha-se sentido mal. Falta de ar, dores no peito… Mandei-o ao hospital, para fazer exames, e nada“, conta, entre lágrimas…
[wp_bannerize group=Geral random=1 limit=1]
Nuno chega a Camarate perto do meio-dia, onde decorre o velório; já o funeral foi no Sabugal, terra que viu crescer Luís Mota, na terça-feira, 27. Os amigos cercam-no, deixando-o chorar à vontade. Vanessa não o larga um segundo, excepto quando ele vem abraçar a tia, a mulher que apelidou de mãe. As lágrimas escorrem-lhe pela cara abaixo. “Não esperava isto, juro”, diz-nos, dias depois, ainda agastado com tudo o que lhe aconteceu.
“Estava na Figueira da Foz com a Van, num trabalho. •Tínhamos estado no Algarve de férias, relaxados, e íamos lá fazer um trabalho de quatro dias. Ao segundo dia recebi a notícia”, diz, engasgando-se em lágrimas. É quinta-feira (29), e Nuno ainda não está em perfeitas condições. “Estou bem o quanto possível. É claro que estou triste…”, confessa.
O jovem sabia dos males que o pai lhe escondia… dele e de todos. “Fazia-se de forte”, salienta Maria de Lurdes. “Quando teve aquele susto, há mais ou menos um ano, passou a andar com uma bomba, daquelas para a asma, mas pô-lo a fazer mais exames é que era complicado. Por isso é que ele estava mais em baixo nas últimas galas do programa Casa dos Segredos. Só há duas semanas, quando se começou a sentir pior, é que decidiu fazer qualquer coisa: deixou de fumar, beber café, mas nunca de trabalhar. Estava a fazer uma mudança de uma fã do Nuno, da qual não queria desistir, quando se sentiu mal e foi parar ao hospital”, avança Lurdes, que acrescenta: “Ele era muito trabalhador, um excelente pai, mas preocupava-se pouco consigo mesmo.”
Nuno sabia disto e do historial da família. “O meu avô, o meu tio.., há um grande historial de AVC e problemas de coração na minha família. O meu pai, infelizmente, foi a mais recente vítima. Não estou conformado.” O abalo foi tal que, segundo a tia, Nuno desapareceu durante várias horas, depois de saber a notícia. “Ele nem devia saber o que fazer. A Vanessa é que o ajudou. Ela é uma menina muito forte. Ele estava desvairado, de cabeça perdida. O pai era uma pessoa mesmo muito importante para ele“, explica Maria de Lurdes.
MÃE DE NUNO AUSENTE
Recorde-se que Nuno e o pai tinham uma relação muito próxima. O jovem foi abandonado pela mãe (Mafalda Azevedo) aos 12 anos, depois de um complicado divórcio que havia decorrido quando Nuno ainda era miúdo. Desde então, o ex-concorrente da Casa dos Segredos 3 apegou-se muito ao pai e à tia, tendo vivido anos sem saber como voltar a falar com a mãe. Foi só após o reality show da TVI – e depois de ter revelado o seu segredo durante o programa – que essa relação foi reactivada.., mas sem fulgor. Nuno viu Mafalda Azevedo uma única vez e não voltaram a ter mais contacto.
Nuno chegou a dizer que “não a via como mãe”. Mafalda não esteve no velório, pelo menos, enquanto a comunicação social esteve presente. “Foi-lhe pedido para não vir. Nem ao velório nem ao funeral. Só ia deixar a avó do Nuno, que é bem velhinha, fragilizada”, conta-nos um dos muitos amigos de Nuno que foi ao velório de Luís Mota, mas que pediu anonimato.
A TV Guia tentou contactar Mafalda Azevedo, na florista onde ela trabalha, na zona do Cacém, mas fomos informados que ela estava de “férias até 2 de Setembro”, pelas empregadas da loja. Mas uma amiga de Mafalda confirma que esta foi “avisada” do sucedido e que ficara “chocada” com a morte prematura do ex-marido. “Era muito novo. Ela mandou flores, e tenho a certeza que vai falar com o filho assim que tudo isto acalmar”, confidencia esta fonte.
[wp_bannerize group=Geral random=1 limit=1]
MUDAR DE VIDA
De resto, Nuno apanhou outro susto. É que Maria de Lurdes, no dia em que soube que o irmão Luís morreu, sentiu-se mal. “Acho que tive uma pequena paragem cardíaca. Fiquei sem forças, muito debilitada. Não queria acreditar que o Luís tinha partido”, confessa a tia de Nuno, que foi igualmente assistida por um médico. O acumular destes “sustos” levou a que Nuno tenha decidido mudar de vida. “Saber que isto pode ser genético, que posso também ter um problema e morrer assim, de forma súbita, deixou-me a pensar. O meu pai era um homem saudável e, de repente… Quero fazer exames o mais rapidamente possível, para perceber se posso ter o mesmo. Além disso, vou deixar de fumar… nem que seja aos poucos. E tentar levar uma vida mais calma“, promete Nuno à TV Guia.