António Costa e o TV Fest: “A iniciativa foi tão mal recebida, sinceramente ainda não percebi porquê”
A barraca desta semana foi o festival de música TV Fest, uma iniciativa do Ministério da Cultura, que acabou cancelado depois de ter causado revolta entre os artistas.
António Costa, o primeiro-ministro é que não entendeu o porquê da polémica, “O Ministério da Cultura lançou uma iniciativa que foi mal recebida, sinceramente ainda não percebi porquê. [O TV Fest] visava precisamente começar a multiplicar a contratação de pessoas“, frisou.
“O que é que o Estado fez? Primeiro, todos os espetáculos que tinha contratado, manteve, pagou na mesma apesar de não estarem a ser realizados, de forma a manter o rendimento. Muitas das autarquias têm mantido exatamente a mesma política”, explicou.
“Os artistas têm desenvolvido nas plataformas online formas de continuar a trabalhar e para procurar ocupar, entreter e levar a sua arte a quem está em casa. Mas não pode ser [não ganharem nada com isso]. Temos de utilizar essas plataformas para gerar uma verba e uma remuneração”, sublinhou.
O Estado acabou por pagar a alguns artistas, “todos os espetáculos que tinha contratados manteve, pagou na mesma apesar de eles não estarem a ser realizados, de forma a manter o rendimento”.(mais 1.516) indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).