A TVI não acredita no resultado audiências, existe uma “discrepância”
A TVI que anda a perder nas audiências, parece que não confia nos resultados da GfK/CAEM.
Em causa está uma “discrepância” entre os resultados da GfK/CAEM e o buzz gerado nas redes sociais.
Uma fonte do canal falou ao ‘Nascer do SOL’ que “Por exemplo, o ‘All Together Now’, ou a estreia ainda esta segunda-feira do programa ‘Cristina ComVida’, que teve enorme destaque nas diferentes plataformas digitais, sem comparação possível com os programas concorrentes diretos, e depois verificamos que tais dados não têm qualquer correspondência com os níveis de audiência referidos“.
O curioso é que a GfK/CAEM faz a medição desde 2012, mas a SIC só vence há pouco mais de dois anos.
COMO É FEITA A MEDIÇÃO?
No próprio site da CAM é explicado “O sistema de audimetria de televisão instalado utiliza um painel de 1.100 lares. Em cada um destes lares está instalado um audímetro por cada aparelho de televisão em uso. Cada uma destas unidades grava o comportamento de visionamento televisivo dos diferentes membros da família. Em termos médios, o painel é de cerca de 3.000 pessoas.
Para a recolha e processamento de dados de audiências é utilizada a tecnologia audiomatching que permite assegurar a medição independentemente dos tipos de emissor, das plataformas de distribuição e de todos os formatos de aparelhos de recepção de televisão.”
A mesma fonte TVI ainda disse, “As operadoras não sabem quem está a ver o quê (…) Sabem apenas que está a emitir. Se eu não desligo a box, ela continua a dizer que estou a ver aquele canal onde estava quando desliguei. Claro que, numa situação qualquer, em que ao fim de x tempo sem fazer busca por qualquer outro canal é porque já não está a ver“.