GFK Portugal alvo de buscas! TVI já reagiu em comunicado
"É do interesse da TVI e dos demais operadores que o negócio da publicidade, principal fonte de financiamento do setor da comunicação social, seja credível aos olhos de todos"
O Correio da Manhã avançou esta terça-feira, 11, que a Polícia Judiciária esteve na sede da GFK Portugal a fazer buscas.
A GFK é a empresa que mede as audiências televisivas em Portugal, e poderá estar relacionado com uma denúncia à Procuradoria-Geral da República em 2021.
Na altura a empresa reagiu, entretanto e “repudia, em absoluto, a tentativa de, infundadamente, descredibilizar sistema de medição de audiências televisivas”.
Para finalizar o comunicado, a GfK diz que a “investigação assim o exigir envidará todos os esforços para repor a verdade, reiterando que cumpre e sempre cumpriu com total rigor e ética os serviços de medição de audiências televisivas”. (vê aqui)
A denúncia anónima em causa, referia que a medição das audiências poderia ser adulterada nas boxes, e a ser verdade está em causa um crime de corrupção passiva. Ainda um crime de corrupção ativa, se alguém pagasse para que audiências fossem inflacionadas
A TVI reagiu através de um comunicado enviado às redações: “Tendo a TVI tomado conhecimento de que a Polícia Judiciária está a investigar a empresa atualmente responsável pela medição das audiências, gostaríamos de informar que envidaremos todos os esforços para que quaisquer dúvidas sobre a fiabilidade dos processos de medição de audiências sejam rapidamente esclarecidas, para que a publicidade continue a cumprir com eficácia o seu importante papel no funcionamento da sociedade Portuguesa“.
“É do interesse da TVI e dos demais operadores que o negócio da publicidade, principal fonte de financiamento do setor da comunicação social, seja credível aos olhos de todos. A TVI tem contribuído ativamente para a credibilidade e transparência do processo de medição de audiências, peça central do negócio da publicidade, e continuará a fazê-lo no âmbito da CAEM – Comissão de Análise de Estudos de Meios“, acrescentou a estação.
Segue o Dioguinho no Google News