Ricardo Azevedo: Em guerra por causa do nome
O DJ, ex-corrente da “Casa dos Segredos”, terá de ir a tribunal por usar um nome artístico registado por outro cantor. Ele acha que é um exagero e que está em maré de azar.
Página de Facebook, vídeos do Youtube e grupos de fãs… De um momento para o outro, Ricardo Azevedo perdeu tudo o que tinha na Internet. O que inicialmente pensou tratar-se de um mero erro informático revelou-se uma denúncia movida pelo seu homónimo Ricardo Azevedo, o cantor que ficou célebre graças à música “Um Pequeno T2″.
“Bloqueou tudo o que eu tinha na Internet. Há mais Ricardos Azevedos no Facebook, mas só implicou comigo. Não consigo mandar mensagens nem consigo falar com os meus amigos. Tinha páginas de fãs e músicas no Youtube que agora desapareceram”, conta ainda o ex-Casa dos Segredos.
Este é um caso típico de direitos de autor. Por lei, não pode haver dois artistas com o mesmo nome e já existe um cantor registado como Ricardo Azevedo. O ex-residente sabe-o, mas garante que não houve intenção de usurpar uma identidade alheia.
“Não posso mudar o nome de batismo. Eu sou o Ricardo Azevedo, ex-participante da “Casa dos Segredos”, é assim que as pessoas me conhecem. É claro que numa fase inicial usei o meu nome, mas sempre foi minha intenção mudar para Ricky AZ”, garante ainda.
“Quer histórias para se promover”
Tudo se complicou depois de ter sido contactado pela agente do cantor, que garantiu que o caso ia seguir para a justiça: “Ela ameaçou- me. Quando ia mudar de nome, já tudo o que tinha na Internet estava bloqueado. Para mim não faz sentido. É uma guerra desnecessária, até porque não há confusão possível entre nós os dois, uma vez que fisicamente não somos parecidos, o estilo musical não é semelhante.” Além disso, avança ainda com uma justificação para esta medida: “Ele está para lançar um álbum e deve querer histórias para se promover.”