28 de julho de 2013. Faltavam poucas horas para a estreia da primeira edição do ‘Dança com as Estrelas’, da TVI.
José Luís Gonçalves ia fazer os últimos ensaios quando o pior aconteceu no estúdio. “O Zé Luís estava a descer as escadas, que ainda não tinham corrimão, ficando encadeado com os holofotes e caiu desamparado“, explicou uma fonte, na altura, ao Correio da Manhã.
“O Pedro [Teixeira] foi o primeiro a chegar ao pé dele. Ficou chocado com o que viu e fartou-se de chorar. O Zé Luís estava inconsciente, a deitar sangue pela boca, nariz e ouvidos“, acrescentou a mesma fonte. Sofreu um traumatismo cranio-encefálico sofrido, foi operado para a remoção de um coágulo no cérebro e a colocação de um dreno e esteve em coma durante 4 anos.
Praticamente 10 anos depois, o site FLASH foi descobrir como está José Luís Gonçalves, que continua internado no centro da Unidade de Cuidados Continuados Maria José Nogueira Pinto, na Aldeia de Juzo, em Cascais. Os tratamentos são suportados pelo seguro da Endemol, produtora do programa.
O toureiro apresenta algumas melhorias. Américo Manadas, melhor amigo, revelou: “Ainda na semana passada falei com ele ao telemóvel. Ele fala, responde a uma pergunta ou outra, mas depois cansa-se e alheia-se mais. Diz algumas palavras… Mas achei-o bem disposto“.
“Ele continua na cadeira de rodas, não se consegue levantar. Durante a pandemia, houve um período de tempo em que não conseguiu receber fisioterapia adequada e houve até uma regressão no seu estado. Desde então, mantém-se na mesma“, acrescentou.
José Luís Gonçalves conta com o apoio incondicional da mulher, Isabel Gomes: “Todas as tardes ela vai para lá ter com ele. É um anjo. Se não fosse ela, não sei“. No entanto, “o filho [de 27 anos] nunca mais apareceu” – em 2017 recebeu uma indemnização de 25 mil euros da TVI.
Leia Também: Nove anos após a tragédia! TVI “tem acompanhado a evolução do estado clínico” de José Luís Gonçalves