Faustão, de 73 anos, está internado num hospital de São Paulo devido a um quadro de insuficiência cardíaca.
Na tarde deste domingo, 27 de agosto, o apresentador brasileiro “passou por uma cirurgia para um transplante de coração, no Hospital Israelita Albert Einstein, onde está internado desde 5 de agosto“, informou a unidade de saúde em comunicado.
O procedimento cirúrgico durou cerca de duas horas e meia e “foi realizado com sucesso“. “Fausto Silva permanece na UTI [Unidade de Tratamento Intensivo], pois as próximas horas são importantes para o acompanhamento da adaptação do órgão e controlo de rejeição“, rematou o comunicado.
O Ministério da Saúde brasileiro negou que Faustão tenha sido beneficiado: “A lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS [serviço nacional de saúde] quanto para os da rede privada. A lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos. Em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados“.
“Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica“, acrescentou.