Roberto Martínez revelará na sexta-feira os convocados para os amigáveis contra a Suécia e Eslovénia, numa lista que se espera ser ampla e com surpresas, já que será o último tempos para se saber os escolhidos finais para o Euro 2024.
Em termos de ausências, Diogo Jota e Ricardo Horta são baixas confirmadas devido a lesões, numa janela de março em que o treinador nacional já afirmou que será para reunir os ‘habituais’ com alguns novos jogadores, mas também para começar a preparar a equipa para a fase final do europeu, que acontecerá em junho e julho na Alemanha.
Portanto, o ‘núcleo duro’, liderado pelo capitão Cristiano Ronaldo, mas que também inclui nomes como Bernardo Silva, Bruno Fernandes e Rúben Dias, está garantido na convocatória de Martínez, com jogadores menos habituais podendo surgir.
Com um período de treino mais longo (cerca de 10 dias), o treinador nacional deverá dar uma nova oportunidade a Bruma, João Mário e Diogo Leite, que estiveram nas escolhas e até somaram minutos na fase de qualificação.
Nuno Mendes, que esteve muito tempo parado devido a uma lesão, deverá regressar, enquanto Pedro Gonçalves, Nuno Santos e também Francisco Conceição podem vir a ser outras das escolhas do selecionador.
Galeno está em dúvida porque o Brasil antecipou-se e chamou o extremo para a ‘canarinha’, mas ainda assim poderá ser chamado e o jogador ter de escolher entre o país de nascimento e o que vive desde 2016.
De salientar ainda Pepe, que falhou praticamente toda a fase de qualificação devido a problemas físicos, mas que está em excelente forma no FC Porto e certamente será opção de Martínez.
A conferência de imprensa está marcada para sexta-feira, pelas 12:30, na Cidade do Futebol, em Oeiras.
Leia também: Euro 2024: Onde fica Portugal com o seu quartel-general”