A Federação Portuguesa de Futebol solicitou à UEFA a realização de um minuto de silêncio em memória de Manuel Fernandes, sendo que o organismo europeu que rege o futebol acabou por aceitar o pedido.
No comunicado oficial da FPF, foi divulgado que o Portugal-Eslovénia desta segunda-feira será precedido por um minuto de silêncio em honra de Manuel Fernandes, falecido na quinta-feira vítima de uma doença prolongada.
Além da homenagem a Manuel Fernandes, a UEFA decidiu que o Deutsche Bank Park, em Frankfurt, onde decorrerá o jogo, terá a cobertura fechada como medida preventiva, para evitar interrupções devido a tempestades semelhantes à que ocorreu em Dortmund durante o jogo entre a Alemanha e Dinamarca.
Antes do último treino da seleção portuguesa, os jogadores lusos prestaram uma emocionada homenagem a Manuel Fernandes, com a presença do antigo presidente da FPF, Fernando Gomes. Os jogadores portugueses homenagearam Manuel Fernandes de forma emocionada antes do treino. A equipa encontra-se focada no início dos preparativos para o jogo com a Eslovénia, conforme divulgado no comunicado.
Manuel Fernandes, que faleceu aos 73 anos, foi uma das principais personalidades do futebol português, tendo representado a seleção nacional em 41 ocasiões entre 1973 e 1985, tendo também jogado por clubes como Sporting, Benfica e Belenenses.