Big BrotherTVI

Viriato Quintela volta à TVI, quatro anos depois de ter abandonado Fátima Lopes

Concorrente do Big Brother Verão detesta batota e "pessoas menos competentes para os lugares que ocupam"

Viriato Quintela, de 45 anos, licenciado em Engenharia Civil, descobriu o gosto pela televisão na SIC Radical. Apresentou concurso de madrugadas na TVI, foi repórter nas tardes de Fátima Lopes. Diz que “histórias de faca e alguidar” não fazem o seu género…

O agora concorrente do BB Verão tem 45 anos, foi um dos anfitriões do podcast da revista Nova Gente ‘Oh filhos, Calem-se’, ao lado de Ricardo Azedo, comentador da Noite das Estrelas da CMTV.

A primeira vez que apareceu na televisão pela primeira vez foi na SIC Radical, impulsionado pelo amigo Paulo Rocha, ator que recentemente fez parte do elenco de Mania da Você, novela da TV Globo. “Aos 26 anos, surge o Curto Circuito, mando os papéis, estava o Rocha comigo, . Um grande abraço, é um grande amigo que tenho, um irmão de vida que tenho e ele disse ‘manda, nunca sabes’. Mandei só pela experiência. Chamaram-me e, na semana a seguir estava lá a fazer a minha estreia em televisão, em direto”, recordou.

Apresentou o Ora Acerta, concurso das madrugadas da TVI que era feito em direto de Budapeste.  Chegou a trabalhar como repórter do programa A Tarde é Sua, apresentado por Fátima Lopes, mas despediu-se porque não gosta de “histórias de faca e alguidar” não fazem o seu género: “Na última semana que estive no programa já só chorava com as pessoas que entrevistava. Uma senhora que tinha perdido as filhas recém-nascidas e que só pegou nelas para lhe morrerem nos braços. Um outro casal no Porto – com um senhor de 52 anos que estava com Alzheimer, fui lá e tinham acabado de lhe levar cinco mil euros por uma reparação do telhado. Olhei para aquilo e vi que valia dois mil, que o tinham roubado. Percebi que não podia fazer aquilo porque ir-me-ia destruir. Sou uma pessoa alegre, gosto de trazer algo positivo”.

Natural de Caracas, na Venezuela, veio para Portugal com três anos, cresceu em Vila Nova de Tazem, única vila do concelho de Gouveia, distrito da Guarda.

Quando estudou Engenharia Civil, nunca imaginou que “iria mudar para Lisboa e ia estar a fazer novelas, foi algo que foi acontecendo”. Nos meandros da televisão, detesta “a forma como (alguns atores) tratam os figurantes”: “Esquecem-se facilmente que somos todos pessoas à procura de um sonho. Eu fiz figuração numa série há muitos anos, A Maternidade, RTP, e foi bom, apesar de haver pessoas más lá no meio, mesmo em produção”.

Nunca deixou de trabalhar como engenheiro por conta própria, mas ser só engenheiro não é opção, sempre foi caseiro, adora estar em casa. É um ávido consumidor de séries e filmes.

Quis apresentar o ‘Somos Portugal‘ “mesmo sem receber nada”. “Claro que é estúpido dizeres isto porque não te dão valor. Nunca me abriram a porta. Fartei-me de esperar e fui fazer a novela Poderosas para a SIC. Depois voltei em 2018 para o ‘A Tarde é Sua’ e estive lá mais ou menos até a Cristina Ferreira sair”.

Em 2021, deu uma entrevista onde confessou que não se identificava com a TVI: “Se disser que sim, iria contra aquilo que realmente acho, se disser que não, fecho uma porta. Como digo sempre a verdade, respondo que não. Está estranho, não quer dizer que não haja pessoas espetaculares lá que fazem um excelente trabalho. Vejo ali várias, mas isso também não me impede de ver outras menos competentes para os lugares que ocupam. Já ouvi dizer que sou frustrado por dizer isto, mas pronto, eu digo o que penso. Enfim, o que me interessa é a minha evolução”.

Em relação ao amor, refere que não tem um tipo de mulher: “Basta ser uma pessoa com empatia, alguém que ouça e que também queria ser ouvida. Mulher com convicções, forte mas não teimosa”. É fácil ser “amigo do Viriato”, detesta batota e desonestidade. “Detesto que façam batota nem que seja num jogo a feijões. Não admito e nem entendo. Nem sempre é fácil viver a verdade, é necessário coragem e sorte”, conclui.

Vamos ver agora como será o desempenho do ator, engenheiro, apresentador, num reality show…

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo