EXCLUSIVO! Manuel Marques acusado de “incitamento ao suicídio” da filha Inês: “Queres matar-te? Escolhe faca ou comprimidos… Comprimidos são uma morte fácil”.
De tudo o que já foi tornado público desde finais de Maio, este é o "pormenor mais chocante" do "Estatuto de Vítima especialmente vulnerável"...

Já está tudo nas mãos da Polícia Judiciária! Para além do áudio dos telefonemas e mensagens escritas onde Beatriz Barosa, namorada de Manuel Marques, ameaçou, insultou e criticou Inês, a filha do ator, na sequência da acusação de violência física, psicológica, com ferimentos incluídos.
Tal como o DIOGUINHO avançou em primeira mão, nesta quarta-feira, 9 de julho, a mãe da jovem, Ana Isabel Martins, entregou mais objetos informáticas, com todo um rol de provas acusatórias, denunciando “alienação parental, tentativa de ódio contra a mãe, que colocam as filhas em risco”.
Assim, ontem, dando continuidade à Informação de Comparência de Constituinte, Inês Marques, anexo ao processo NUIPC XXX/25, esteve com a mãe, Ana Sofia Martins, e o advogado, Pedro Nogueira Simões, no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, na 7.ª Esquadra de Investigação Criminal. “a fim de ser inquirida no âmbito do Inquérito em epígrafe, que segue termos nestes serviços por delegação de competências do Exmo. Procurador da República titular, junto da 2ª Secção do DIAP de Lisboa”.
Nos documentos que constam do “Estatuto de vítima especialmente vulnerável”, onde surgem diversos episódios de violentas discussões e altercações entre pai e filha(s), estamos agora em condições de avançar em exclusivo, o exemplo “mais chocante”, segundo as autoridades, de “toda esta história”.
No ponto 4 do documento anexo ao processo, surge um item intitulado “Incitamento ao suicídio”: “Num momento de crise emocional da Inês, o pai disse-lhe ‘Se queres matar-te, escolhe. Queres a faca ou os comprimidos? Os comprimidos são uma morte fácil”.
O ponto 5 é denominado por “Automutilação e descrédito”. “A Inês começou a automutilar-se e iniciou acompanhamento psiquiátrico. O pai desvalorizou totalmente, dizendo que se magoava apenas para o manipular”.
Manuel Pedro C. de O. Marques é apontado como suspeito N.º 1, cuja morada de notificação é a dos pais, Benedito e Maria Isabel Marques, na freguesia de Alvalade, em Lisboa, apesar de o ator não viver nesta residência, partilhando atualmente casa com a namorada, Beatriz Barosa.
Citada como “Vítima Nº 1”, Inês Martins Marques, de 18 anos, feitos a 15 de março, estudante do 3.º Ciclo do Ensino Básico, foi submetida a “exame médico direto a 23 de Maio, após violência física, psicológica e ferimentos”. A “Vítima Nº 2.”, é a a filha mais nova, Elisa, que completa 10 anos no próximo dia 23 deste mês de Julho, sendo “psicológica a violência sofrida”.
Em suma, o humorista está arrolado segundo “Meios empregues no cometimento do crime: Força física, Ameaças/Coação Psicológica”.
Esta sexta-feira, 11 de Julho, no período da manhã, “a criança Elisa” tem “convocatória para entrevista” nas instalações da CPCJ, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, no Largo de São Mamede em Lisboa, de onde sairão medidas a adotar na relação futura de pai e filhas.
Manuel Marques mantém a postura de silêncio, sendo que irá ser confrontado com todas estas acusações ainda em Julho, provavelmente já depois do início das férias judiciais, marcadas para 15 de Julho. Será depois desta diligência que o Ministério Público tomará “a decisão de acusar ou arquivar”…
Recorde-se que, aquando do início assumido do irmão de Ana Marques com a agora atriz da SIC, na novela “A Herança”, o ator da equipa fixa de Herman José referiu que estaria “a cumprir o papel de pai”, garantindo que “as (minhas) filhas estão em primeiro lugar”.