FamososGeralGossip

EXCLUSIVO. EXPLOSIVO! Frederica Lima relata “abusos sexuais, psicológicos e físicos” de Nuno Homem de Sá: “Saúde mental face a brutalidade vivida”

"(…) associando essas experiências a episódios de violência doméstica, com queixa formalizada nas autoridades competentes desde Maio de 2023"

Com acesso a ficheiros médicos, de acordo com familiares, amigos e colegas que lidam com “a paciente”, o DIOGUINHO teve acesso ao relatório médico de Frederica Lima e que prova as consequências do pesadelo que terá vivido às mãos do ator da TVI.

De acordo com o documento que atesta “questões de saúde mental” e, “face a brutalidade vivida”, Frederica Lima, de 35 anos, relatou “ter sido vítima de abusos psicológicos, físicos e sexuais pelo ex-companheiro, Nuno Homem de Sá, de 63 anos, “associando essas experiências a episódios de violência doméstica, com queixa formalizada nas autoridades competentes desde Maio de 2023”.

Com base no histórico clínico com data já de meados de 2025, “a utente apresenta crises de ansiedade, manifestadas por sintomas como taquicardia, sudorese, tremores e sensação de pânico”. Como tal, “refere medo persistente de sair de casa (agorafobia) e relata pesadelos frequentes relacionados aos eventos traumáticos vividos”.

Frederica Lima demonstra “dificuldade em estabelecer relacionamentos íntimos, relatando insegurança e desconfiança em contextos interpessoais”. Refere “dificuldade em exercer a sua atividade profissional devido ao medo de retaliações por parte do ex-companheiro”.

Durante a avaliação, a paciente apresentou humor deprimido, com afetos congruentes aos relatos de trauma e ansiedade. Os pensamentos são predominantemente ruminativos, focados nas experiências de abuso e nas suas consequências emocionais e sociais. Não foram identificados delírios ou alucinações. O insight (capacidade de discernimento) está presente, e a paciente demonstra motivação para o tratamento e recuperação”.

Atualmente, Frederica efetua “tratamento com antidepressivos, que visam estabilizar o humor e reduzir os sintomas de ansiedade e depressão”. Além disso, “está a receber acompanhamento psicológico regular, com foco em terapia cognitivo-comportamental para ajudar a processar o trauma e encaminhada para acompanhamento em psiquiatria para avaliação e ajuste terapêutico, conforme necessário”. A especialista em marketing digital estará também a ser acompanhada na APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima).

Frederica Lima “parece apresentar um quadro compatível com Perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT) associado a Perturbação de Ansiedade Generalizada (PAG), ambos decorrentes das experiências traumáticas vividas”.

Recordo que o ator de 63 anos está a ser investigado em outros processos, como aqui revelado em primeira mão pelo dioguinho (aqui e aqui). Quanto ao processo de Frederica Lima, temos aqui ainda outros detalhes.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo