Polémica Benfica! O recado a Richard Ríos: ‘Aqui em Portugal estas coisas não são toleradas’
“‘Alguém tem de explicar ao rapazinho’: Figueiredo alerta Ríos para peso da camisola do Benfica”

O canal NOW, dá conta de um vídeo do novo jogador do Benfica, Richard Ríos, foi apanhado no Festival Sol da Caparica.
“Pelo menos as pessoas identificam como tal os autores deste vídeo, no qual o médio do Benfica aparece ontem num concerto no Festival Sol da Caparica e, naturalmente, tem motivado alguns comentários porque se trata da véspera de um jogo”, revela a jornalista.
O jornalista Mário Figueiredo, dá conta que isto poderá trazer problemas, “Pelo menos, qualquer atleta de alta competição não faz muito sentido, apesar de ele estar ali quietinho, parado, está a assistir, se for ele, obviamente. A verdade é que, se calhar, devia estar-lhe no repouso e, mais importante, do que estar ali num concerto.”
“O que me parece é que tem que imperar o bom senso”, continua por dizer, “E o bom senso de um atleta de alta competição é que, na véspera de uma competição importante como é este jogo, esta estreia do Benfica da Liga, é estar em repouso, é estar em tranquilidade, é estar a concentrar-se, a fazer aquele período de adaptação.”
Figueiredo recordou que o médio colombiano chega de uma realidade bem diferente: “Nós sabemos que Richard Ríos vem de uma equipa como o Palmeiras, muita festa, muita animação, no Brasil, mas alguém tem que explicar ao rapazinho que, se calhar, aqui em Portugal, estas coisas não são tão toleradas.”
Não deixou de sublinhar os riscos imediatos de um gesto aparentemente inocente. “Vai depender daquilo que o Benfica fizer hoje. Imagina só, se as coisas hoje não correm de feição a ele ou ao Benfica, o que é que ele foi gerar? Criar aqui um foco de destabilização?”, atirou.
Trata-se de uma questão de timing e de responsabilidade num contexto onde tudo é escrutinado ao detalhe. “Olha, numa altura em que o Bruno Lage evita perguntas de uma conferência para a outra para não destabilizar, imagina o que é isto? Se as coisas hoje correrem bem, o que é que pode acontecer? As repercussões que este vídeo pode ter?”
O comentador destacou ainda a relação emocional dos adeptos com o jogador. “Os adeptos gostam muito dos jogadores, admiram-nos muito, mas quando sentem que não há aquele grau de profissionalismo… há um jogador que custou dinheiro, que este custou 27 milhões, mais 3, há um jogador que veio com grandes expectativas… não conseguindo impor o seu futebol ou andar aqui com o foco em festas, tem tudo para correr mal e para gerar aqui fricção e destabilização.”
Fala ainda na união no balneário, “Acima de tudo, numa altura em que tanto Bruno Lage como Rui Costa apelam sempre à união, o que Richard Ríos fez pode ser o contrário disso. Pode quebrar esse espírito de grupo que é tão importante nesta fase.”