FamososGeralGossip

‘A Roda da Sorte’, “um programa mau”: “Como foi possível (Herman José) usar arma e munições a sério num programa de TV?”

O concurso era produzido pela Endemol, a produtora da Casa dos Segredos, cuja diretora era Lurdes Guerreiro, atual adjunta de Cristina Ferreira na TVI.

Para além de ter reduzido o ‘Preço Certo’ de Fernando Mendes a “chinfrim” e “brejeiro”, a autora de ‘A Gorda’ fala do momento televisivo histórico em que o humorista destruiu “o estúdio a tiros verdadeiros”.

Isabela Figueiredo, escritora e vencedora do ‘Prémio Urbano Tavares Rodrigues’, com o livro ‘A Gorda’, publicou neste último domingo de Outubro, diversas considerações acerca do mítico concurso de Herman José, onde brilhava também a saudosa Ruth Rita, falecida em 2022.

A escritora, jornalista e colunista, na sua crónica de opinião intitulada de “As minhas normais utopias’, na edição online do ‘Expresso’, dedicou um texto aos tesourinhos inesquecíveis da TV portuguesa, emitido a 31 de Dezembro de 1993.

Porém, Isabela confundiu a história: “Tenho a ideia de que já havia um ‘Preço Certo’ antes deste”. Mas continuou: “Chamava-se ‘Roda da Sorte’. Teve vários apresentadores. Carlos Cruz? Jorge Gabriel? A minha memória não consegue ser precisa. Um deles foi o Herman José, que terminou a sua participação destruindo o estúdio a tiros verdadeiros. Atirou contra um palco de eletrodomésticos e abriu furo em todos eles. Penso no perigo disto, a que na altura achámos apenas graça. Sendo um programa mau, o sarcasmo e humor do Herman compensavam. Mas eram outros tempos. Ainda um faroeste. Davam-se tiros verdadeiros em estúdio. As pessoas eram novas. Corriam-se riscos. Como foi possível alguém usar uma arma e munições a sério num programa de TV?”

‘Wheel of Fortune’, um formato norte-americano criado por Merv Griffin em 1975, é um dos concursos mais famosos do mundo. Em Portugal, “A Roda da Sorte” estreou em 1990 no Canal 1 (atual RTP1) às 18H20 e tinha 45 minutos de duração. Apresentado por Herman José e locução de Cândido Mota. Na altura, foi um sucesso de audiências. Ironicamente ‘A Roda da Sorte’ era executada pela Endemol, a produtora dos reality shows da TVI, na altura comandada por Lurdes Guerreiro, atual diretora adjunta da estação de Queluz de Baixo, com André Manso e João Patrício.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo