
Adriano Silva Martins da TVI, não tem dúvidas: está a escrever uma nova página na história do comentário social em Portugal, e não só.
Em entrevista à MAGG, o apresentador do V+ Fama (e agora comentador do BB Verão), destaca o seu percurso singular e o impacto que acredita ter tido na forma como hoje se faz televisão cor-de-rosa.
“Eu sou o primeiro comentador que simultaneamente faz o mercado espanhol e português”, sublinha, com orgulho. “Fui o primeiro a ter dois programas em antena nos dois países ao mesmo tempo.” Para Adriano, este ponto é algo novo e de partida para uma nova abordagem ao comentário social.
Adriano garante que trouxe investigação, método e, sobretudo, paixão a um universo muitas vezes desvalorizado. “Até eu aparecer, havia comentário social, mas não havia um trabalho de pesquisa contínua. Não estou a dizer que não existisse de todo, mas não era feito com esta regularidade e dedicação.”
À frente do programa V+ Fama, emitido pela V+ TVI, Adriano Silva Martins assume uma missão dupla: entreter, sim, mas também informar. “A primeira coisa que faço quando há uma notícia sobre alguém é ligar diretamente à pessoa ou a uma fonte próxima. Queremos uma reação em primeira mão”, explica. “Elevámos a fasquia.”
Sobre o seu papel, considera que, “Nunca houve um comentador do social em Portugal como eu. Respeito muito os que vieram antes de mim, mas o estilo era outro. Hoje fazemos algo diferente, mais jornalístico, mais rigoroso.”
O sucesso não se constrói sozinho: “Claro que os meios de comunicação são importantíssimos para um programa como o V+ Fama, mas procuramos sempre ter conteúdo próprio.”