Aeroporto Luís de Camões: Está confirmado o novo Aeroporto de Lisboa em Alcochete
Luís Montenegro, primeiro-ministro, avança com a ideia inicial...
O governo decidiu que o futuro aeroporto de Lisboa será construído no campo de tiro de Alcochete, anuncia o primeiro-ministro esta terça-feira.
Luís Montenegro, assim, acata a recomendação da comissão técnica independente, que havia elegido Alcochete e Vendas Novas como mais escolhidas. Junto ao local do futuro aeroporto, o governo também decidiu expandir a capacidade do aeroporto atual, até a nova infraestrutura ser erguida.
Além disso, o Conselho de Ministros decidiu reforçar a ligação de alta velocidade Porto-Lisboa e Lisboa-Madrid, e aumentar a interligação de estradas e ferrovias ao futuro aeroporto. O primeiro-ministro insistiu que esteve presente na situação do governo anterior em relação ao aeroporto na parte dos estudos avaliação que agora justificou: “com a autoridade de quem esteve ao lado do país e do Governo quando era Oposição e de quem fez o trabalho de casa ainda antes de assumir funções”.
Miguel Pinto Luz, o ministro das Infraestruturas, veio depois referir as grandes vantagens do novo aeroporto ser em Alcochete, e recorda que “é a segunda capital europeia mais exposta a ruído aeronáutico”.