GeralGossip

Alexandre Guerreiro, o advogado de Betty Grafstein leva processo e acaba suspenso pela ‘Casa da Moeda’

Alexandre Guerreiro foi analista no sistema informações no Serviço de Informações Estratégicas e de Defesa. Ainda assume idiologias pro Kremlin, e agora mais conhecido como advogado de Betty Grafstein contra José Castelo Branco.

De acordo com o Nascer do SOL, Alexandre Guerreiro, antigo espião e advogado da joalheira Betty Grafstein, foi suspenso pela «Casa da Moeda, mas já recorreu.

Segundo a publicação, é referido que ele tem uma outra função, mas fora do CV no Linkdin, “é funcionário público, colocado na Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) – que recentemente o suspendeu durante 60 dias por desempenhar, sem autorização, as funções de advogado.”

Em declarações ao SOL, Alexandre Guerreiro, confirma, “é o que decorre da lei. Cumpri e agora estou a impugnar a sanção no Tribunal Administrativo para anularem a pena”, e ainda dá conta que fez tudo às claras, e antes de avançar com a inscrição na Ordem dos Advogados, o trabalhador procurou esclarecimentos formais e informais sobre eventuais incompatibilidades com as funções que exercia na Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM).

Explicou ainda que contactou inicialmente a Ordem dos Advogados com uma questão geral e, posteriormente, solicitou um parecer, sem que tivesse obtido qualquer resposta. Na INCM, foi aconselhado a dirigir a questão ao departamento de Recursos Humanos. Seguiu essa orientação, tendo remetido a dúvida por escrito à diretora-adjunta. Perante a ausência de resposta, estabeleceu contacto telefónico, durante o qual a responsável terá indicado que podia avançar.

Esta conversa terá decorrido na presença de duas testemunhas. Dias depois, a mesma responsável enviou-lhe um e-mail indicando que tinha solicitado um parecer interno sobre o caso. No dia seguinte, o trabalhador inscreveu-se na Ordem dos Advogados e comunicou formalmente esse passo à entidade. Só em maio do ano seguinte foi confrontado com a abertura de um processo disciplinar relacionado com a situação.

O artigo completo aqui.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo