Numa emissão onde o “glamour” costuma ser o protagonista, Liliana Campos abriu as portas a Alexandre Monteiro e o resultado foi um raio-X comportamental que não poupou nem apresentadora nem comentadores.
A Passadeira Vermelha (SIC Caras), surpreendeu os telespetadores com a crítica de moda pela análise da mente, sob o olhar clínico de Alexandre Monteiro, onde o painel de comentadores viu os seus gestos mais involuntários transformados em diagnósticos públicos, provando que, no mundo das celebridades, o silêncio é tudo menos vazio.
O mote da tarde foi lançado cedo pelo profiler: “O que a boca cala, o corpo fala.” A premissa, que poderia parecer intimidatória para quem vive da imagem, foi recebida com curiosidade por Liliana Campos. A apresentadora questionou o especialista sobre a capacidade de “desligar” o olhar profissional, ao que Monteiro admitiu ser impossível: “Sim, já é um ponto de vida. Já não consigo desligar.”
O primeiro “alvo” da noite foi Sara Norte. Enquanto a comentadora tentava adotar uma postura estática para evitar a análise, Monteiro identificou o que estava por trás da máscara “Perceber aqui a energia, a impulsividade da Sara é muito fácil. Até pela forma como fala rápido. E até como fecha o punho. Olha, há ansiedade“, apontou o especialista. A resposta de Sara, fiel ao seu estilo direto, não tardou: “Não é fona, não. É para afastar as invejosas. Eu até estava a fazer figas no casamento.”
Contudo, a ciência do profiler foi mais profunda, explicando que o cérebro procura conforto em momentos de tensão “Antes de fazer, fez um gesto repetitivo, que é um gesto pacificador, está sempre assim. Normalmente as pessoas ansiosas fazem muito isto. O cérebro quando fica nervoso, tem que arranjar uma forma de acalmar. Então, cria gestos repetitivos.”
Nem a anfitriã escapou ao escrutínio. Ao colocar a mão na boca enquanto ouvia, Liliana Campos foi imediatamente ‘lida’ “Está a investigar”, revelou Alexandre Monteiro, perante o riso de surpresa geral. O analista foi mais longe ao notar o movimento de um pé da apresentadora: “A forma que coloca o dedo aqui, quer dizer que é uma pessoa de opiniões, que gosta de dar a sua opinião. E gosta, porquê? Porque quando eu disse que gosta de ter opiniões, levantou o pé.”
António Leal e Silva aprova casal Zaza e Márcia: “Fazem um par giríssimo, mas…”