Geral

Associação arrasa Noite das Estrelas: “Não é por acharem normal que deixa de ser violência”

A Associação Supera_te emitiu um comunicado a exigir uma correção pública à CMTV. A entidade acusa o programa de distorcer os motivos da queixa contra Diogo do Secret Story 10.

A Associação Supera_te emitiu um extenso comunicado para reagir aos comentários feitos no programa Noite das Estrelas da CMTV.

A entidade acusa o formato noturno de distorcer os factos sobre a queixa apresentada no Ministério Público contra Diogo do Secret Story 10 e exige uma correção pública.

Através das redes sociais a associação esclareceu o verdadeiro motivo da denúncia legal: “A informação transmitida em estúdio distorce de forma significativa o âmbito da nossa intervenção, pelo que importa esclarecer. A Associação Supera_te não apresentou qualquer denúncia motivada por um alegado triângulo amoroso, nem por questões relacionadas com traição ou escolhas afetivas entre adultos”.

Leia também: Inês Morais e Gonçalo Quinaz arrasam Hugo no Extra: “Estão completamente ressabiados”

O comunicado detalhou os comportamentos do concorrente que motivaram a ação criminal por violência psicológica: “A denúncia foi realizada exclusivamente com base na identificação de indícios de violência psicológica, observáveis em comportamentos como desvalorização consistente das emoções da vítima, distorção da realidade, manipulação emocional, indução de culpa, chantagem emocional e manutenção da vítima em estado de ambiguidade relacional”.

A entidade recordou o enquadramento no Código Penal português e defendeu a sua legitimidade neste processo: “Estes comportamentos estão enquadrados na tipologia de violência psicológica, integrada no crime público de violência doméstica, nos termos do artigo 152.º do Código Penal português. Enquanto entidade que atua diariamente no apoio a vítimas de violência doméstica, temos não só legitimidade, como responsabilidade técnica e cívica para sinalizar situações que apresentem estes indicadores, independentemente do contexto em que ocorram”.

Leia também: Hugo perde a cabeça e confronta Ana a milímetros de distância até a VOZ intervir!

A nota prosseguiu com críticas à forma como o painel da CMTV abordou o tema e desvalorizou as atitudes do concorrente: “A forma como esta situação foi abordada no programa contribui para a desinformação do público e para a desvalorização de formas de violência que são, pela sua natureza, menos visíveis, mas profundamente impactantes. Num contexto mediático com elevada audiência, esta distorção assume particular gravidade, na medida em que influencia a perceção social sobre o que é e o que não é violência doméstica”.

A associação fechou o comunicado com um recado direto aos comentadores e um pedido de reposição da verdade: “Face ao exposto, solicitamos a correção pública desta informação, com o devido enquadramento dos factos e do fundamento da denúncia apresentada. Não é por acharem normal, não é por já supostamente todos os casais terem vivido isto, como foi comentado no vosso programa que deixa de ser violência psicológica”.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo