Augusto Canário encontra-se internado no Centro Hospitalar do Alto Minho, em Viana do Castelo, desde o passado dia 16 de janeiro.
O cantor contou tudo o que se passou no seu Facebook, com um “eterno agradecimento” ao hospital “por me ter salvo a vida”: “Pode parecer uma afirmação exagerada, mas é inteiramente justa e verdadeira. Numa altura em que se põe sistematicamente em causa a qualidade do SNS em Portugal, venho testemunhar a minha gratidão a todos quantos, sem exceção, me atenderam, me assistiram, me operaram e me cuidaram nos dias que estive internado no HDVC”.
“Desde a minha primeira ida à urgência, no passado dia 14 de janeiro, até ao meu internamento no dia 16 de janeiro, como qualquer pessoa que vi ao meu lado naqueles momentos de infortúnio, fui sem muito bem atendido, nos momentos de alívio de dores, diagnóstico e tomada de decisões para o tratamento adequado. No meu inesperado muito grave estado de saúde, ainda consciente, fui informado, tal como a minha família, da urgência em ser intervencionado cirurgicamente, e da incerteza do resultado final, que poderia ser fatal… ‘vade retro’… Os pormenores, ficam para mim e para quem comigo os viveu”, revelou.
“A realidade é que, com todas as letras: NO HOSPITAL DISTRITAL DE VIANA DO CASTELO SALVARAM-ME A VIDA. Dizer-se que o SNS é perfeito, não será correto; Dizer-se que os casos e o funcionamento não todos iguais, também não será uma boa avaliação. Mas, para o país que somos, para o constante ataque ao SNS, terei que concordar que estamos bem servidos. É necessário melhorar? Com certeza que sim. Isso temos que exigir aos políticos e a quem nos governa. Mas o SNS tem uma mais-valia essencial que lhe confere muita categoria: OS SEUS PROFISSIONAIS. Foi o que vivenciei… Foi o que senti na pele… É o que posso testemunhar… E, mais uma vez declaro: O MEU ETERNO AGRADECIMENTO AO HOSPITAL DE VIANA DO CASTELO POR ME TER SALVO A VIDA”, acrescentou.