José Alberto Carvalho leu um comunicado da TVI e da CNN Portugal durante o “Jornal Nacional” desta quinta-feira, 4 de julho.
Em causa estão declarações de Bernardo Ferrão, na SIC Notícias, sobre o caso do empresário Luís Bernardo, que foi alvo de buscas por suspeitas de corrupção e de contratação pública falseada.
“A direção da TVI vem a público lamentar as declarações proferidas hoje na SIC Notícias por Bernardo Ferrão, um dos responsáveis pela informação da SIC e daquele canal, lançando suspeitas do envolvimento de Luís Bernardo, hoje alvo de buscas judiciais, na contratação de jornalistas desta estação”, leu José Alberto Carvalho.
“A concorrência não justifica tudo e a liberdade no comentário não é desculpa para insinuações detorpes com intenção de denegrir uma redação cuja integridade e honestidade se defende sem hesitações. Em conformidade com esse posicionamento e porque quem não deve não teme, a direção da TVI convida Bernardo Ferrão a divulgar publicamente e de imediato os nomes dos profissionais desta casa a que se referiu no seu comentário na SIC Notícias”, acrescentou.
O caso pode chegar a tribunal: “Queremos provas, não insinuações. Se não o fizer, sente-se a TVI no direito de acionar os mecanismos adequados à salvaguarda do seu bom nome e dos jornalistas que nela trabalham”.