Jorge Gabriel esteve ‘debaixo de fogo’ nas redes sociais após surgir com a cara pintada de preto no programa “Praça da Alegria”, na RTP1.
Na emissão do passado dia 10 de janeiro, o apresentador vestiu-se de ‘Baltazar’, um dos reis magos, e foi acusado de ‘blackface’, um ato considerado racista.
“O Jorge Gabriel está a fazer blackface na televisão pública. Nada surpreendente vindo dele. Não há ninguém na produção com o mínimo de noção?”, é um dos comentários.
Marco Mendonça, ator que participou em séries e novelas como “Amor Maior” e “Os Eleitos”, manifestou a sua indignação através do Instagram (aqui).
Na emissão de segunda-feira, 13 de janeiro, Sónia Araújo e Jorge Gabriel leram um comunicado da direção de programas: “No último programa, numa homenagem aos Reis Magos, a caracterização de Jorge Gabriel como rei Baltazar gerou desconforto em alguns telespectadores”.
“Reconhecemos que esta situação não devia ter acontecido e, pelo facto, pedimos desculpa. Em momento algum, o Praça da Alegria teve a intenção de ofender a sensibilidade dos nossos telespectadores. O Praça da Alegria continuará a ser um espaço inclusivo e de respeito”, acrescentou.
Leia Também: Jorge Gabriel leva puxão de orelhas: “Há imensas histórias sobre a falta de boas maneiras deste rapaz”