Jorge Gabriel está ‘debaixo de fogo’ nas redes sociais após surgir com a cara pintada de preto no programa “Praça da Alegria”, na RTP1.
Na emissão do passado dia 6 de janeiro, Dia dos Reis, o apresentador vestiu-se de ‘Baltazar’, um dos reis magos, e é acusado de ‘blackface’, um ato considerado racista.
“O Jorge Gabriel está a fazer blackface na televisão pública. Nada surpreendente vindo dele. Não há ninguém na produção com o mínimo de noção?”, é um dos comentários.
Marco Mendonça, ator que participou em séries e novelas como “Amor Maior” e “Os Eleitos”, manifestou a sua indignação através do Instagram: ““… mas de certeza que não foi por mal.” 90% do racismo que experienciei na vida “não foi por mal”. As microagressões que pessoas racializadas sofrem diariamente – muitas vezes sem se aperceberem – também não são por mal. Os estereótipos que se reproduzem, seja numa conversa privada ou num espaço público, também nunca são por mal. Nunca é por mal, mas o mal propaga-se, fere e corrói, ainda assim. Mesmo não sendo por mal, faz mal”, escreveu.
“(…) Depois do blackface, depois do insulto, depois da microagressão, depois da sexualização, depois da desumanização, não serve de absolutamente nada dizer que “não foi por mal”. Mas talvez sirva de alguma coisa, RTP, Praça da Alegria, antes de apagar os posts e cortar o apresentador das fotos, assumir o erro e, se houver grandeza de espírito, garantir que serão feitos esforços para que não volte a acontecer, principalmente num canal público. Ainda vamos a tempo de, em 2025, trocar o “não era para ofender” por “desculpa se ofendi, vou tentar ter mais atenção””, rematou.
Leia Também: Jorge Gabriel leva puxão de orelhas: “Há imensas histórias sobre a falta de boas maneiras deste rapaz”
Ver esta publicação no Instagram