Uma pessoa fez um post no facebook com este video e um texto a explicar o que hoje os funcionários do canil da camara do Porto andaram a fazer, merda para ser mais directo!
[wp_bannerize group=Geral random=1 limit=1]
Hoje, dia 25 de Março de 2013, assisti a um atentado aos direitos dos animais. A situação passou-se na minha rua e teve como protagonistas infelizes, o canil da CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO. A situação partiu de uma solicitação de uma vizinha (também ela responsável, assim como muitos outros donos que gostam de ter animais, mas que não sabem cuidá-los) ao canil da CMP para virem buscar o cão por, supostamente, ter atacado os donos.
Dado o porte do cão, os funcionários (uma senhora e um senhor já com alguma idade) da CMP, não tiveram capacidade para colocar o cão dentro da carrinha. O cão, numa tremenda luta de não querer entrar, acabou por ficar gravemente ferido na boca.
Com os protestos das pessoas, ao ver aquela cena horrível, foi-lhe pedido que parassem com aquela situação. O vídeo retrata o estado em que o cão ficou após essa luta. Pode-se ouvir a respiração do animal e ver o sangue na boca.
Interpelei os funcionários porque aquilo não podia continuar. Eles disseram que iam comunicar com a veterinária para resolver a situação e chamá-la ao local. Exigi que viesse o mais rapidamente possível porque o animal não podia continuar naquele sofrimento.
Passados 15 minutos chega uma carrinha da CMP com 3 pessoas, 1 funcionário e ao que parece 2 veterinários (mas só de gabinete). Interpelamos-os ao que nenhum se dispôs a responder. Entretanto, ao desapertar-se a trela estranguladora, o animal foi direitinho para a porta de casa para entrar.[wp_bannerize group=Geral random=1 limit=1]
Já dentro do terreno de casa, e aí já não pude ver o que que tratamento o cão teve, supostamente ele foi sedado, e levado de forma digna para o interior da carrinha.
Posteriormente, falei com um dos funcionários. Ele explicou que aquela situação acontece porque o cão trinca o laço da trela estranguladora. Eu referi que, dado o porte do cão, se a vinda de mais funcionários e até de um veterinário, não evitaria aquela situação. Ele concordou e ao que parece a situação é frequente.
Se a situação é frequente, porquê que ela continua a acontecer? Se acontece é porque o direito à dignidade dos animais que este tipo de serviços gosta tanto de apregoar, é só para “inglês ver”.
O objetivo deste post é mostrar como é que os serviços do canil da Câmara Municipal do Porto zelam pelos direitos dos animais. Isto é um alerta às práticas que estes “profissionais” têm, à organização em termos de recursos humanos para este tipo de situações, como também às metodologias que usam.
Divulguem isto ao maior número de pessoas. Já que os serviços da CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO não se preocupa em mudar as suas práticas, vamos obrigá-los a isso e a proteger, verdadeiramente, os direitos dos animais!
por Tiago Pinto
vergonha ….
E quem filmou ainda fez pior, pois viu um animal em SOFRIMENTO e nem a merda da coleira souberam lá ir aliviar, mas filmar e ir mostrar a indignação no Facebook, para isso já são heróis. Olha merda para os heróis do sofá, os animais não precisam de filmes, precisam de AJUDA NA HORA e não de uma indignação no Facebook… NINGUÉM FEZ NADA…
Coisas mais importantes a acontecer na vida e as pessoas não ligam puto, parem de ser hipócritas… Direitos dos animais? Fiquem a saber o que é preocupante é não haver Direitos para alguns seres humanos.
hipócrita tás a ser tu com esse comentário. os animais têm direitos e isso nem é discutível. E cada um tem as suas preocupações. mas se calhar se os animais ainda não têm todos os seus direitos é devido a pessoas como tu. mas pronto isso é a tua opinião e respeito mas respeita também a dos outros.
Big Happy agora disseste tudo o que eu tambem penso, estes hipocritas preferem dar mais atençao aos animais que a eles proprios que estao a ser violados por governantes criminosos e preferem concentrar-se na defesa dos animais…
é pena que isto aconteça na captura dos animais, mas a verdade é que lá dentro as condições do canil são maravilhosas. Os animais têm espaço, muito poucos se encontram stressados, pelo que a maioria está bastante feliz lá. É um canil com luz natural, boa ração, pois raro é o cão que lá se encontra que tem mau pelo!
Nisso tenho que discordar eu adoptei a minha cadela no canil e as condições são vergonhosas, o cheiro é horrivel para não falar na carrada de pulgas e carraças com que os animais andam. Mas é as condições que lhes dão para tratar os animais tmbm não podem fazer muito mais sem recursos.
Mas alguém que perceba minimamente como se faz a contenção com laço de um cão agressivo (porque sedar poderia colocar em risco a vida do animal), consegue explicar ao “rebanho de imbecis” que publicou e disseminou covardemente um chorrilho de calúnias que, provavelmente, a única culpa da funcionária é não ter mais peso e altura para poder colocar o cão na carrinha ? Do vídeo só consigo perceber a sua grande pachorra para não responder aos insultos dos treinadoresde bancada !! e um cão a recuperar com o laço solto. Já fui por diversas vezes ao canil do Porto e só posso testemunhar uma vocação enorme daquela gente para trabalhar para o bem estar animal. Tenham mas é vergonha ! É por estas e por outros que os ditos defensores dos direitos dos animais são asociados sempre a uma cambada de desiquilibrados. ALGUÉM SE LEMBROU DE IR VER SE O CÃO FICOU DE FACTO FERIDO E SE ESTAVA A SER MATRATADO ? Imbecis