1ª CompanhiaGeral

Castelhano brilha com “Excelente” e Sara Santos ganha medalha. As notas da 1.ª Companhia.

O domingo ficou marcado pela avaliação de desempenho. O Comandante elogiou os dotes culinários da concorrente expulsa e oficializou a chegada de Dina Pedro. Veja a lista completa das classificações dos recrutas.

O ambiente no quartel da “1.ª Companhia” ficou solene ao final da tarde deste domingo, 18 de janeiro de 2026, com a leitura da Ordem de Serviço nº 5 pelo Comandante José Moutinho.

A formatura serviu para oficializar a saída de Soraia Carrega, descrita militarmente como tendo sido “abatida ao efetivo”, mas também para revelar as classificações dos segundos testes físicos, onde se destacaram prestações opostas.

O recruta Castelhano foi o único a atingir a nota máxima, sendo classificado como “Excelente”, enquanto Nuno Janeiro, Rui Freitas, Filipe Delgado e Manuel Melo garantiram um sólido “Muito Bom”. No espectro oposto, com maiores dificuldades na componente atlética, as recrutas Andreia Soares e Sara Santos receberam a classificação de “Fraco”, enquanto Joana D’Arc, Noélia e a própria Soraia Carrega (antes da saída) se ficaram pelo “Suficiente”.

A cerimónia não se resumiu apenas a notas, trazendo momentos de reconhecimento individual e coletivo, começando por um louvor especial à participação da concorrente que abandonou o programa na véspera.

O Comandante fez questão de ler uma referência elogiosa a Soraia Carrega, destacando a sua importância na dinâmica da casa: “Pela sua conduta e comportamento, deve ser apontada com esta pública referência elogiosa (…) tendo-se distinguido pela sua simpatia e relacionamento com os restantes recrutas e pelo seu contributo em todas as refeições, confeccionando extras que tanto agradaram a toda a Companhia.” Além deste destaque, todo o pelotão foi louvado pela forma exemplar como tem mantido a limpeza, higiene e organização do refeitório e da sala de convívio.

Por fim, foram atribuídas as condecorações semanais, premiando a integração social e o esforço de superação. Joana D’Arc foi a escolhida pelos colegas para receber a Medalha de Camaradagem, um reconhecimento importante num contexto de isolamento.

Já Sara Santos, apesar da nota negativa nos testes físicos absolutos, foi distinguida pelo Comandante com a Medalha de Evolução, justificando a escolha pelo progresso demonstrado: “Por ter sido a recruta que demonstrou maior progressão na sua condição física e no seu mérito militar ao longo destas três semanas.” A ordem de serviço serviu ainda para oficializar a apresentação da monitora Dina Pedro, que chegou ao quartel para ministrar a instrução de boxe.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo