Joana Amaral Dias recentemente no Instagram partilhou um excerto de uma crónica sua no Diário de Notícias.
A psicóloga comentava a atribuição de Miss Portugal a Marina Machete, a primeira transgénero a vencer o concurso.
Joana Amaral Dias começou por escrever: “Um homem ganhou o concurso de Miss Portugal. Um homem disfarçado de mulher, ou mascarado, ou operado. Mas um homem. Alguém que nasceu com os cromossomas XY e que, por mais estética que aplique, por mais cirurgias a que se submeta, morrerá XY (…) Um homem decide parecer mulher e, pouco depois, já aparenta ser uma mulher mais magnética, deslumbrante e perfeita do que qualquer mulher XX, que nasceu mulher, tem experiência como mulher toda a sua vida. Os homens conseguem ser melhores mulheres do que as próprias mulheres. São mesmo vencedores! Palmas”.
Mas não se ficou por aí, a psicóloga continuou: “Mas será só na beleza? Claro que não. No desporto tiram o pénis, e já está! Ei-los a derrotar implacavelmente as mulheres na natação, no ciclismo, nos pesos. Espetacular. Aguardem para breve novos recordes olímpicos femininos portugueses. Qual Patrícia Mamona, qual Telma Monteiro, qual Vanessa Fernandes, qual quê. Fernanda Ribeiro? Rosa Mota? Já foste”, escreveu.
Por fim, após um longo texto, rematou: “E não venham com tentativas de silenciamento e exclusão, insultando quem isto denuncia de homofóbico, transfóbico, intolerante, anacrónico. Se a invasão dos homens nas esferas das mulheres e se o esbulho dos nossos talentos, méritos ou dons não é machismo, patriarcado, opressão, então o que será?!”
Catarina Furtado passou pelo Instagram da famosa psicóloga e não ficou indiferente, decidindo, esta sexta-feira, dia 13 de outubro, deixar um comentário, onde ‘arrasa’ a psicóloga: “Que tristeza. A ignorância de quem tira cursos superiores”.
Ora vê:
Ver essa foto no Instagram
Leia também: Rui Oliveira falta ao “Noite das Estrelas”, fica a saber o motivo!