Cavaco Silva diz que portugueses estão a sofrer os efeitos de “uma vida fácil”
O Presidente da República, Cavaco Silva, deu uma entrevista a um jornal holandês e disse que os portugueses foram “demasiado negligentes” e estão hoje a sofrer as consequências de “uma vida fácil”. Ainda assim acredita que vamos ultrapassar a actual crise mas está preocupado com os efeitos da austeridade na coesão social.
“A crise requererá muito tempo. Devemos romper o círculo vicioso. Temos uma recessão e o desemprego aumenta rapidamente. Ando muito preocupado com a coesão social, com o desemprego entre os jovens, com o perigo da exclusão social dos pobres. A nossa resistência vai ser muito posta à prova em 2012“, diz o Cavaco Silva ao jornal “Financieele Dagblad”.
Portanto no entender do Cavaco os portugueses tiveram “uma vida fácil” quando entramos na zona euro e investiu-se em muitos bens não transaccionáveis.
“Fomos, portanto, demasiado negligentes“, devido à forma como o país as consequências da impossibilidade de ter uma política de taxas de câmbio. Apesar de tudo ele acha que tivemos “grande responsabilidade patriótica“, porque aceitamos as duras medidas de austeridade. Tudo completo aqui.