Comandante José Moutinho entrou lesionado no reality show: “Duas operações ao joelho e três infiltrações”
José Moutinho revelou que aceitou o convite da Endemol ainda em fase de recuperação, admitindo que o maior desafio no programa não foram os recrutas, mas sim "superar as lesões que já trazia".
José Moutinho, a figura de autoridade que impõe respeito na 1.ª Companhia, revelou que a sua postura firme esconde um esforço físico hercúleo.
Em declarações à revista TV 7 Dias, o Comandante confessou que aceitou o desafio da Endemol e da TVI numa altura em que a sua saúde física não estava a 100%, obrigando-o a uma gestão de esforço constante dentro da base. “Eu vim para o programa a recuperar de duas operações a um joelho e três infiltrações ao tendão de Aquiles e as minhas limitações são fruto disso”, explicou, justificando assim algumas restrições de mobilidade que possa ter demonstrado ao longo das emissões.
Para o líder do grupo, gerir a dor tem sido a verdadeira batalha, superando até as dificuldades de comandar um pelotão de celebridades indisciplinadas. “O mais difícil até agora foi superar as lesões que já trazia”, admitiu Moutinho.
Contudo, se o corpo impôs barreiras, a mente estava perfeitamente preparada para o circo mediático. O Comandante desvalorizou a complexidade da integração num reality show, fruto da sua vasta experiência profissional fora da caserna: “Adaptar ao programa não foi complicado, pois, de certa maneira, já estava ligado à vida social, organização de eventos e trabalho como relações públicas, o que me dava um à vontade dentro do meio”.
Embora demonstre uma tranquilidade inabalável perante as câmaras, José Moutinho reconhece que o formato traz um peso diferente do da vida civil ou estritamente militar. Apesar de garantir que “não se sente nervoso”, não esconde que sente sobre os ombros uma “responsabilidade acrescida”.
Leia também: Instrutor Andrade quebra o silêncio sobre as expulsões da 1.ª Companhia: “Não repescava ninguém”
A consciência de que as suas ordens e comportamentos estão “a ser vistos e observados por muita gente” obriga-o a um nível de exigência e correção permanentes, servindo de exemplo tanto para os recrutas como para o público em casa.