
Rita Pereira foi convidada do programa “Dois às 10” da passada sexta-feira, 28 de março, em direto na TVI.
Durante a conversa, Cristina Ferreira mencionou a “batalha” de Rita Pereira “contra o racismo” e a atriz revelou que o companheiro e pai dos seus dois filhos, Guillaume Lalung, “sofre racismo em Portugal constantemente”.
“E atenção, quem fala sobre racismo, também nós, brancos, não fazemos a mínima ideia do que é que se passa em Portugal. Eu sinto mesmo que os brancos não fazem ideia e quando eu ouço um branco a dizer ‘Qual racismo? Não há racismo em Portugal’, é porque claramente não convive com negros”, disse.
“E eu apercebi-me muito mais disso desde que estou com o Guillaume, sempre tive amigos negros, obviamente, mas apercebi-me mais disso desde que estou com ele. Há muitas muitas situações em que eu sei que ele não sofre tanto racismo porque as pessoas sabem que ele é o meu ‘marido’”, acrescentou.
Horas depois, através da rede social ‘X’ (antigo Twitter), a ex-atriz Maria Vieira pronunciou-se: “Essa rapariga que faz folhetins na TVILIXO e que é namorada do negro na foto, disse hoje num desses programas apresentados pela Saloia Gritadeira da Malveira que os brancos são racistas! E os pretos e os castanhos não são racistas? Até entre eles são, quanto mais com os brancos!”.
Leia Também: Rita Pereira esteve no “Dois às 10” e falou sobre a polémica recente: “Não falhei enquanto mãe”
Essa rapariga que faz folhetins na TVILIXO e que é namorada do negro na foto, disse hoje num desses programas apresentados pela Saloia Gritadeira da Malveira que os brancos são racistas! E os pretos e os castanhos não são racistas? Até entre eles são, quanto mais com os brancos! pic.twitter.com/LcpQxljdzf
— Maria Vieira (@MariaVi19856058) March 28, 2025