Convocação de Carlos Forbs por Roberto Martínez deixa Pedro Sousa perplexo e chocado
Carlos Forbs é a grande novidade de Martínez. Pedro Sousa critica a chamada, diz que "nunca fez 90 minutos" e questiona se é para evitar a Guiné-Bissau.
Na convocatória de 26 jogadores divulgada pelo seleccionador Roberto Martínez para os dois últimos encontros de qualificação para o Mundial 2026, a grande novidade prende-se com a inclusão de Carlos Forbs.
Portugal entra na recta final da fase de grupos, lidera isolado o Grupo F e está apenas a dois pontos de garantir a presença no Campeonato do Mundo que se disputará nos EUA, no Canadá e no México.
Os compromissos: no dia 13 de novembro o adversário será a República da Irlanda, no Aviva Stadium, pelas 19h45, e depois, a 16 de novembro, dia da última jornada, a selecção portuguesa defronta a Arménia no Estádio do Dragão, pelas 14h00.
Pedro Sousa no Canal NOW, ficou surpreendido e algo revoltado com tudo isto, “Estou estarrecido e, repara, estou completamente à vontade, porque esta semana teci-lhe um rasgadíssimo elogio na Rádio Correio da Manhã, de manhã, por causa, precisamente, dos dois golos e de uma assistência ao Barcelona para a Liga dos Campeões, ns estou estarrecido. Vamos lá ver. O Carlos Forbs tem 21 anos, saiu muito cedo da formação do Sporting, esteve oito anos no Manchester City, não pegou no City, foi para o Ajax, não pegou, foi para o Wolverhampton, não pegou e agora sim está a fazer uma boa época no Brugge.”
Apesar dessa boa fase na Bélgica, Pedro Sousa lembrou que Forbs ainda não conseguiu um lugar totalmente consolidado na equipa. A estatística que repetiu várias vezes tornou-se argumento central: “Ainda não houve um jogo, um, em que tivesse feito 90 minutos pelo Brugge.”
A grande questão, para o comentador, é o salto direto para a Seleção A quando, dentro do próprio contexto da Seleção Sub-21, Forbs não tem sido primeira escolha. “O Forbs é suplente do Kendá na seleção de Sub-21. O Kendá e o Moura são jogadores geracionais. Com todo o respeito pelo Carlos Forbs, nunca será um jogador geracional nem marcará a história da seleção portuguesa. Fazia-lhe muito melhor continuar nos Sub-21, crescer, competir, ser suplente ou lutar pelo lugar. Estou completamente surpreendido com esta convocatória.”
Pedro Sousa que só entende isto se existir um fator estratégico relacionado com a nacionalidade desportiva. Recordou casos recentes como o de Diego Moreira, que passou por todos os escalões portugueses e acabou por optar pela Bélgica, “Eu digo isto porque o Forbs pode optar pela Guiné-Bissau. Não sei se há aqui alguma ligação a isso. Portugal perdeu recentemente o Diego Moreira, internacional em todos os escalões, que optou pela Bélgica. Não sei se está ligado. Não sei se o Forbs foi convidado para a Guiné-Bissau. Não sei. Mas não aceito esta convocatória deste modo.”
Mesmo reconhecendo o talento do extremo, Pedro Sousa reforçou que números e impacto imediato não justificam, na sua ótica, o salto tão rápido, “Ele leva 5 golos e 5 assistências em 19 jogos na liga belga. E é verdade, nos jogos do Brugge tem tido impacto. Mas nunca fez 90 minutos. A estrela do Brugge é o Tzolis, que joga do lado oposto. O Forbs é uma boa surpresa, sim, mas é pouco para ser já Seleção A.”
Pedro concluiu, “É a grande surpresa de Martínez e deixa-me boquiaberto. Não pela qualidade do Carlos Forbs, quero deixar isso claro, mas porque custa-me ver estas surpresas só para dizer que é uma surpresa. O Forbs vai jogar tanto como eu neste duplo compromisso, a menos que queiram oferecer-lhe um golo bonito.”