Daniela Santiago escreveu um texto para a revista TV Guia, no âmbito da rubrica ‘Varanda da Esperança’.
A jornalista da RTP lançou um apelo aos influencers: “Vendem destinos de sonho, praias paradisíacas, veículos topo de gama, ao ritmo a que se extingue uma espécie no Planeta. (…) Exibem malas do luxo, de grifes multimilionárias, casacos de peles, de espécies em risco, vitimas de uma crueldade desumana. Desnudam-se para promover massagens milagrosas, dietas mentirosas, cosméticos testados em animais que, alegadamente, retiram rugas até ao Tutankamon”.
“Senhores (as) Influencers, são uma maldição! Em tempos revoltos, de guerras, pandemias, extermínios, extinções… usem o vosso bendito poder para influenciar, a sério. Mexam-se! Não se vendam. Entendo que seja fácil viver de ofertas… Roupa, comida, viagens, casas e automóveis “à borla”. Uma espécie de, diria, exploração e comercialização do corpo, do século XXI”, apontou.
“(…) Influenciem! Sejam uma referência. São interlocutores privilegiados. Informem-se. Prestem atenção ao que se passa à vossa volta. “Vendam” champôs amigos do ambiente, em embalagens recarregáveis, recicláveis. Reinventem, reutilizem roupa, mobiliário… Usem e abusem de apelos ao consumo de energias renováveis, de frutas e vegetais, falem nos riscos do consumo de carne, em especial vermelha, pela nossa saúde, pelo ambiente (devido aos gases de efeito de estufa), pelo bem-estar animal. Não enganem. Não mintam. Não façam desejar o impossível”, acrescentou.
“Tornem a vossa “atividade” digna. Continuem a ser montras, mas com inteligência, talento e, acima de tudo, dignidade. Aproveitem o palco que tem para mudar o nosso Mundo”, rematou Daniela Santiago. Lê o texto completo na publicação em baixo!
Ver esta publicação no Instagram