De Gaia a Lisboa por Francisco e “Esgazeada”
Notícia do JN inspirou grupo de amigos que se deslocou, na manhã de terça-feira, a Lisboa de propósito para entregar donativo e algumas lembranças a Francisco e a sua inseparável “Esgazeada”
A onda solidária com Francisco Simões, o deficiente motor que precisa de uma cadeira de rodas elétrica para continuar a ser independente, não para de crescer, na sequência da reportagem publicada pelo JN, na edição do último sábado.
Ontem, um grupo de amigos de Sandim, Vila Nova de Gaia, deslocou-se a Lisboa, propositadamente, para contribuir.
“As meninas foram muito simpáticas”, contou, emocionado, ao JN, Francisco, destacando repetidamente que “nem se esqueceram da Esgazeada“, a sua inseparável companheira.
De Gaia, além de um generoso donativo para a compra da cadeira, chegou ainda um saco de ração para a cadela Esgazeada, um saco com recordações alusivas à freguesia de Sandim, e uma camisola dos Dragões Sandinenses, que Francisco exibia, orgulhosamente, ontem de manhã, aos transeuntes da Rua Augusta.
Francisco vive no Barreiro e desloca-se diariamente para Lisboa, com a ajuda da cadela que lhe puxa a cadeira. Só que, aos 13 anos, também ao animal já vão faltando forças, pelo que só com uma cadeira de rodas elétrica poderá ser possível continuar a deslocar-se de forma independente.
Para isso, faltam os cerca de 1800 euros, verba impossível de angariar com os seus cerca de 200 euros de pensão de invalidez. No Facebook, decorre uma campanha solidária, na página “Vamos Ajudar O Francisco a Conseguir a Cadeira De Rodas Elétrica”.
Aqui há informação atualizada sobre os donativos os donativos e mais informação para quem se quiser associar à campanha. Os donativos também podem ser depositados numa conta com o NIB 0007.0206.00129090001.15.
Entretanto, após a notícia do JN, os donativos recolhidos anonimamente atingiram a verba necessária para a construção de uma rampa de acesso no prédio onde Francisco mora, num quarto andar, no Alto do Seixalinho, Barreiro. A estrtura deverá ser instalada nos próximos dias.
Página Oficial “Vamos Ajudar O Francisco a Conseguir a Cadeira De Rodas Elétrica”