Decoradora do ‘Querido Mudei a Casa’ diagnosticada com doença rara
Ana Antunes, uma das principais colaboradores do programa da TVI, Querido Mudei a Casa, revelou no seu blog oficial que sofre de uma doença rara: Doença de Castleman.
Foi em 2018 que a decoradora descobriu a doença, naquilo que classifica como “um dos piores anos da sua vida.”
Ao longo do texto, Ana explica que foi ao hospital porque estava com uma tosse que não melhorava.
Após fazer o TAC descobriu uma massa grande na zona do tórax e que muito provavelmente seria um linfoma: “Fui operada no espaço de 15 dias, para retirar o tumor e numa cirurgia de risco dado” explicou.
O procedimento correu bem, mas dias mais tarde, Ana voltou a ter uma má notícia: “Foi só ao fim de algum tempo que chegou o diagnóstico que para além destes efeitos colaterais da localização do tumor, tenho uma doença rara cuja estatística é de 23 pessoas diagnosticadas em um milhão, e que se chama doença de Castleman. No fundo trata-se de um linfoma benigno que se pode desenvolver na região toráxica ou na região do abdómen e que, dependendo da sua localização, pode tornar-se mais grave ou menos grave, operável ou não operável.”
A decoradora do programa da TVI diz ainda que todo este enorme susto serviu como aprendizagem “No momento em que sabemos que podemos morrer só pensamos no que é mais importante na nossa vida e nas pessoas à nossa volta e deixamos de pensar em nós. Eu não tive medo de partir, só tive medo do sofrimento que ia causar aos que cá ficavam… só pensava como é que vão ficar os meus dois filhos. O Martim – o mais novo, e o que é que vai acontecer ao Querido Mudei a Casa – o que eu por piada chamo de meu filho mais velho.”