FamososGeralSIC

“Deplorável”: Filipa Torrinha volta a criticar Rita Pereira pela exposição dos filhos nas redes sociais

"Os pais não têm direito de ..." - Filipa Torrinha discorda da educação pedagógica da atriz

O programa “Passadeira Vermelha” serviu de palco para uma discussão sobre os limites da exposição de menores e em causa está um vídeo de Louwê e Lono, partilhado pela atriz Rita Pereira.

A linha que separa o orgulho maternal da exploração digital voltou a ser o centro do debate público. Rita Pereira, partilhou um momento doméstico entre os seus dois filhos, mas o que para muitos foi um vídeo “querido”, para a comentadora Filipa Torrinha Nunes foi o gatilho para uma crítica feroz à forma como figuras públicas gerem a imagem dos seus descendentes.

No ecrã, o vídeo mostra a pequena Louwê a ‘bater’, (compreendido em tom de brincadeira), no irmão Lono e a apresentadora Liliana Campos lançou o mote, sublinhando o tom pedagógico da atriz: “Estamos aqui de volta a este vídeo partilhado pela Rita Pereira, onde mostra à Loe que não deve bater no irmão (…) Temos aqui estes episódios que são partilhados pela Rita desde sempre e que continuarão a ser, não é?“.

Contudo, a harmonia do painel quebrou-se quando a palavra passou para Filipa Torrinha Nunes pois, para a psicóloga e comentadora, a questão não reside no conteúdo do vídeo, mas na sua publicitação “Ter o vídeo público, acho deplorável, não há outra palavra (…) Não é por ser a Rita Pereira, pode ser qualquer ser humano deste planeta que exponha as crianças no digital, ainda para mais um momento tão íntimo. Eu acho que tem que haver mais consciência dos malefícios que isso tem para a vida destas crianças.”

A crítica de Filipa não é nova, a comentadora já tinha sido “implacável” com a atriz anteriormente, chegando a afirmar (recorda o assunto aqui), que a postura de exposição constante era preocupante, utilizando expressões fortes como “ela passou-se da cabeça” em análises anteriores sobre o comportamento digital da atriz.

No “Passadeira Vermelha”, o confronto de visões escalou quando Sara Avelar e Zulmira Garrido defenderam a liberdade de Rita Pereira. Sara Avelar argumentou que o Instagram é a “nossa casa” e que não se pode proibir a presença de crianças se estas aparecem em campanhas publicitárias e novelas. A resposta de Torrinha Nunes foi incisiva: “Há uma diferença entre teres uma criança exposta pontualmente num cartaz e teres uma criança exposta reiteradamente (…) É muito diferente expor-te uma criança num produto fechado e único no tempo ou estar diariamente na intimidade dela, na casa dela e nas redes sociais para ganhares dinheiro à custa do teu filho.

A discussão terminou com um alerta sobre o futuro, quando Liliana Campos recordou que a posição de Filipa não é isolada e baseia-se em estudos crescentes: “Já estão a começar a surgir estes estudos científicos (…) e não se sabe qual é que vai ser a reação destas crianças, um dia mais tarde, com esta exposição e os problemas que podem vir a ter.

Liliana Oliveira volta atrás e contacta Zé Noivo em segredo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo