Detido autor da burla “Olá pai, olá mãe” – 7 mil cartões sim
Burla “Olá pai, olá mãe”: Sete mil cartões, 1500 usados, 224 cartões em simultâneo, e sete modems profissionais.-..
O responsável pela Burla “Olá pai, olá mãe” de 41 anos, foi detido pela PJ esta semana, e é um cidadão estrangeiro.
A PJ deteve o autor da burla “Olá pai, olá mãe”, e 224 cartões sim a trabalhar ao mesmo tempo (32 por aparelho), sete modems, um esquema operacional que permitia enviar ou receber milhares de mensagens por dia.
Em comunicado a PJ referiu, “A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no seguimento de uma denúncia, iniciou investigação, titulada pelo Ministério Público de Leiria, tendo por base o fenómeno conhecido por “Olá, Mãe / Olá, Pai”, burla em crescendo, com vítimas por todo o território nacional e, também, muito disseminado noutros países europeus.
As vítimas, muitas delas pessoas de idade avançada, acreditando que estavam a falar com os filhos e que estes se encontram em dificuldades financeiras e/ou a necessitar de concretizar pagamentos urgentes, dispunham-se, de imediato, a efetuar uma transferência/pagamento cujos valores variavam, mas que, nalguns casos, ascenderam a milhares de euros.
Na área deste Departamento de Investigação Criminal de Leiria, este tipo de burla supera as 200 denúncias, com valores que, no total, ultrapassam os 100 mil euros.”