Geral

Dina Aguiar quebra o silêncio sobre a saída da RTP: “Já estou fora de prazo de validade”

Numa conversa franca, a jornalista admitiu que já se questionava se ainda fazia sentido continuar. Encarou a decisão com serenidade, mas não esquece quem lhe pergunta na rua: "A Dina não pode voltar?".

Dina Aguiar, um dos rostos mais icónicos da televisão portuguesa, escolheu o programa Dois às 10 para abrir o livro sobre o fim da sua longa ligação à RTP, após 47 anos de carreira.

Em conversa com Cristina Ferreira e Cláudio Ramos, a jornalista garantiu que encarou a saída de forma serena, contrariando os receios do seu próprio pai, que temia que ela sofresse com o afastamento dos ecrãs.

“O meu pai dizia-me: ‘tu já estás há tantos anos na televisão, vais sofrer quando deixares’. Curiosamente, ainda não sofri nada”, revelou Dina Aguiar, explicando que passou a vida a “trabalhar o desapego”, tanto em relação a bens materiais como à própria profissão.

No entanto, a jornalista não escondeu que a decisão final não partiu inteiramente de si, utilizando uma metáfora forte para descrever o momento: “Eu própria já me debatia com esta situação, a dizer ‘eu já estou fora de prazo, já estou fora de prazo de validade’… Não senti eu [o momento de ir], mas alguém sentiu por mim”.

Quando questionada por Cláudio Ramos se a notícia do fim não doeu, Dina foi pragmática. A sua maior preocupação não foi o ego, mas sim a audiência fiel que a acompanhou durante décadas.

A única coisa que questionei foram as pessoas em casa. Eu passei a fazer parte da família”, desabafou. A jornalista contou ainda que, recentemente no Porto, foi abordada por fãs que pediam o seu regresso, ao que teve de responder com uma honestidade brutal: “Não, para a RTP não posso voltar. Acabou”. Um encerramento de ciclo aceite com paz, mas com a consciência de que a televisão perdeu uma das suas figuras mais queridas.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo