Dioguinho .pt em entrevista ao Jornal de Notícias (Notícias TV)
A presença de programas como “Casa dos Segredos” no mundo virtual está a gerar controvérsia. Tudo porque os canais de televisão estão, supostamente, a ter prejuízos com sites e páginas de Facebook não oficiais, que lhes roubam público… e lucros.
[wp_bannerize group=”Geral” random=”1″ limit=”1″]
São 630 mil os fãs da página oficial de Facebook do reality show da TVI. Mas nem o site oficial nem a página na rede social gerida pela produção impedem que blogues, páginas e sites não oficiais se tenham multiplicado ao longo das três edições do programa. Com texto, imagens e videos ou também com streaming (ligações que permitem assistir à emissão em direto durante 24 horas sem pagar, o que, legalmente só está disponível na operadora de cabo Meo, ou através do site oficial, mediante pagamento), sites e blogues estão a fazer a TVI perder dinheiro.
“Nós vendemos sessões de streaming, mas uma pessoa mais atenta que faça pesquisa na internet descobre que a seguir ao nosso existem dezenas, gratuitos. O efeito é de tal forma avassalador que a tendência é baixar os braços”, explica o director geral da Media Capital Multimédia.
O responsável explica que a TVI tem trabalhado para defender o produto. “Temos lutado a vários níveis. Primeiro, contactamos diretamente essas entidades, dizemos que estão a fazer algo incorreto e pedimos que parem. Alguns param, mas outros ignoram e enrolam-nos com argumentos. Segundo fazemos uma abordagem mais jurídica, o que também corrige alguns […]”
Filipe, nome porque se apresenta o criador do site DIOGUINHO, já se tornou um fenómeno paralelo à Casa dos Segredos. O site, que nasceu durante o Secret Story 2, tem tráfego de 3 milhões de visitas por mês. A página do Facebook também é um sucesso com quase 200 mil fãs.
[wp_bannerize group=”Geral” random=”1″ limit=”1″]
O gestor da página admite que o que lhe dá mais gozo “é desmascarar a TVI” e lamenta que a estação não se mostre disponível para trabalhar juntamente com os cibernautas. “Na edição passada a Endemol andou a fazer ameaças a bloggers. Este ano não fizeram nada. As redes sociais são muito poderosas”.
Embora as condenações sejam raras, os sites não oficiais são uma ilegalidade segundo a lei portuguesa. “Colocar qualquer tipo de programação, neste caso repertório da TVI e da Endemol, configura uma utilização abusiva, prevista e punida pelo Código do Direito de Autor. Vulgarmente conhecido como pirataria“.
O presidente do Mapinet alerta ainda para as consequências negativas que este fenómeno tem para o mercado “O combate é realmente muito difícil e o que está em causa é isto: cada vez mais as televisões têm menos dinheiro os anunciantes fazem cada vez menos publicidade por este andar, os canais fecham”
A TVI que se dota de ser uma estação televisiva com mais audiência do que todas as outras estações privadas vem criticar páginas de facebook, sites e blogs???
Onde isto já chegou…
Que saiba e que tenha reparado até hoje ainda não vi o este site ou mesmo a página de facebook do DIOGUINHO a fazer concorrência desleal á TVI.
O problema disto tudo revela-se apenas e só na falta de competência e de competitividade dessa estação televisiva.
Sejamos francos o Diogunho só mostra coisas que a TVI esconde… Só porque a 3ª casa dos segredos e o desafio final foram um fiasco é que vem criticar agora…
MENOS TVI… MUITO MENOSSS… INVENTEM OUTRA PORQUE SE A PAGINA DO DIOGUINHO DESAPARECER JA NINGUEM VE NADA NA TVI…
Survive and Adapt! O que poderá dizer a rádio com a chegada da televisão? Haviam muitos mais anunciantes na rádio antes de começar a ser acessivel anunciar na Tv. Com o aparecimento desta, muitos questionaram e ainda questionam o futuro da rádio. A internet surge como um novo instrumento de comunicação e a Tv começa a sentir na pele aquilo que “fez” com a rádio. É uma questão de evolução. Os mamões da televisão sentem que a galinha dos ovos de ouro lhes está a fugir e que agora na internet qualquer um pode ter uma audiência e que estão eles a ser prejudicados. Meus amigos, Survive and adapt, a vida continua, o futuro não está para a Tv mas sim para o social no digital.
Mapinet… lol
esses são outros animais que mandam e-mails aos host para mandarem sites abaixo por conteúdo supostamente “ilegal” que eles não são proprietários. E fazem ameaças e tudo. Enfim… ACAPOR mascarada essa cambada.
Alem do exemplo da rádio que perdeu muito com a chegada da televisão, as redes sociais contribuem MUITO para as audiencias do programa… É uma forma de publicidade..