Dudu recebe “verbazita” da herança de Marco Paulo mas queixa-se das despesas: “É complicado”
A novela da herança tem novos capítulos. Eduardo Ferreira explicou que a questão dos direitos de autor já está a ser paga, mas que o grosso da fortuna continua num impasse que lhe está a custar caro em impostos e burocracia.
Eduardo Ferreira, conhecido carinhosamente pelo público como Dudu, trouxe novas atualizações sobre o complexo processo de herança de Marco Paulo.
Depois de, há mais de uma semana, ter estado no programa Júlia, na SIC, onde garantiu que o assunto estava “praticamente parado” por sua causa, o afilhado do cantor revelou agora à revista Nova Gente que a situação começou a mexer, embora não da forma que muitos poderiam imaginar.
Na entrevista anterior com Júlia Pinheiro, Eduardo tinha sido perentório ao assumir a responsabilidade pelo impasse nas partilhas, recusando aceitar as contas que lhe foram apresentadas: “A situação da herança está parada e já me acusaram de que a culpa é minha. E se calhar sou eu mesmo, lógico que sou eu. Porque há coisas com que eu não concordo, ou melhor, os valores que me apresentaram (…) eu não concordo. Porque não há justificação. Sim, sou eu que estou a bloquear.”
Contudo, em novas declarações à Nova Gente, o bombeiro de Braga, admitiu que já começou a ver algum dinheiro a entrar na sua conta bancária, embora ressalve imediatamente que, no cômputo geral, o processo lhe está a dar “mais prejuízos” do que lucros imediatos devido à pesada carga fiscal e judicial: “Até aqui, só tive prejuízos. No ano passado, paguei o imposto sobre a herança, que foi cinco mil euros, e é claro que esse valor pesa. São cinco mil euros, não são 500. Este ano, ainda não recebi a carta, mas devo ter de pagar também. Não sei o valor deste ano, mas deve ser bastante dinheiro. Além disso, tenho despesas com advogados e com tudo o que é papelada. É complicado.”
Sobre as verbas que efetivamente recebeu, Eduardo Ferreira esclareceu que se tratam apenas de direitos artísticos e não da partilha dos bens materiais do cantor.
O herdeiro secreto de Marco Paulo optou por não divulgar o montante exato, referindo-se a ele como uma pequena quantia: “A única coisa que recebi foi uma verbazita dos direitos de autor. No ano passado recebi uma carta sobre direitos de autor enquanto herdeiro. Preenchi o que me pediram e pagaram-me o valor. Não quero dizer quanto foi porque, sinceramente, não sei se se referia a seis meses ou a um ano, nem se era referente a esse ou ao anterior.”
Apesar deste pequeno avanço nos royalties, que parece ser a parte menos conflituosa do processo, Dudu mantém-se focado na batalha principal pelos bens do artista, prevendo um desfecho nos tribunais: “Essa situação não traz problemas, já está definido e eu recebo aquilo que me corresponde, então estamos mais focados na herança. O mais certo é irmos para tribunal.”