Geral

Elisa Lisboa : O adeus a uma grande senhora do teatro: Elisa Lisboa parte e deixa legado inesquecível

Morreu a atriz Elisa Lisboa aos 81 anos. Estrela de teatro e novelas deixa legado único.

A atriz Elisa Lisboa morreu na noite desta quinta-feira, aos 81 anos, deixando um vazio enorme no teatro, no cinema e na televisão nacional.

A triste notícia foi confirmada na manhã desta sexta-feira pela Casa do Artista, instituição onde a atriz residia ultimamente, através de uma publicação nas redes sociais.

Com um percurso artístico invejável, Elisa Lisboa deu os primeiros passos nos palcos na década de 1960, integrando o elenco do prestigiado Teatro Experimental de Cascais.

Foi lá que se estreou em espetáculos marcantes como “Bodas de Sangue” (1968) e “Maria Stuart” (1969), construindo uma base sólida que a levaria a interpretar dezenas de peças ao longo da vida, desde clássicos como “Tio Vânia” a obras como “O Dia dos Prodígios”.

No entanto, foi a sua presença assídua no pequeno ecrã que a tornou um rosto familiar para a grande maioria dos portugueses, atravessando gerações com papéis em projetos de grande sucesso.

Muitos recordarão a sua participação em fenómenos juvenis como “Morangos com Açúcar” (TVI) e “Floribella” (SIC), em 2006, mas o seu currículo televisivo é vastíssimo.

Elisa Lisboa brilhou em séries históricas como “Conta-me Como Foi” (RTP) e em novelas que marcaram época, como “Ilha dos Amores”, “Feitiço de Amor”, “Meu Amor” e “Doce Tentação”.

A sua versatilidade levou-a inclusive além-fronteiras, tendo participado na novela “Sabor da Paixão”, da Rede Globo, no início dos anos 2000. O seu último projeto regular em televisão foi na novela “A Impostora”, da TVI, em 2016, mas a atriz deixou também a sua marca no cinema português.

Participou em filmes como “Sombras de uma Batalha”, “Coisa Ruim” e, mais recentemente, “Axilas” (2016), demonstrando sempre uma capacidade de adaptação notável a diferentes géneros.

Além de atriz, Elisa Lisboa dedicou-se à formação de novos talentos, tendo sido professora de Interpretação na Escola Superior de Teatro e Cinema, garantindo assim que o seu saber e técnica perdurarão nas novas gerações de atores.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo