FamososGeralTVI

EXCLUSIVO – Clara de Sousa, a primeira cara da TVI, 33 anos depois: “Parabéns, Clarinha”

A estrela da SIC abriu a 4, com 'Informação', e regressa às 19H30 de 20 de Fevereiro de 1993.

A estrela da SIC abriu a 4, com ‘Informação’, e regressa às 19H30 de 20 de Fevereiro de 1993.

Hoje é dia de folga para a jornalista mas, há mais de três décadas, estava na Avenida de Berna em Lisboa a inaugurar as emissões da TVI sob a orientação do Padre António Rego.

A SIC já estava no ar há um mês quando, em Novembro de 1992, Clara de Sousa foi fazer testes, “com uma americana”, para ser repórter da Televisão Independente.

A pivô do ‘Jornal da Noite’ tinha 24 anos na altura e, após o ‘casting’ de improviso, ficou logo selecionada para apresentar os noticiários do segundo canal privado.

Não era, no entanto, a estreia de Clara em televisão. Antes disso, a rainha dos ‘Globos de Ouro’ foi a cara do ‘Hé Desporto’ na RTP, ainda enquanto estudante universitária.

Habituada às lides das notícias, vinda da Rádio Marginal onde era diretora de Informação, nasceu com o talento natural para a área. Tanto que os primeiros passos foram no Rádio Clube da Parede, antes Rádio Echo, emissora pirata situada no Bairro Alentejano onde viveu até aos sete anos e conheceu Francisco Penim, pivô da CMTV e pai dos seus dois filhos.

Em declarações exclusivas ao DIOGUINHO, Clara de Sousa recorda o nascimento da TVI: “Era uma grande responsabilidade, obviamente que estava nervosa, lembro-me que estávamos todos na mesma sintonia, felizes, num estado de excitação porque, afinal, era um momento novo, inédito”.

O primeiro ‘Informação 4’ arrancou às 19H30 de 20 de Fevereiro de 1993, um sábado, e foi gravado uns minutos antes de ser transmitido. “A notícia de abertura é que foi fraquinha, era acerca do dia da inauguração do CCB (Centro Cultural de Belém)”, recorda Clara, entre risos.

O Padre António Rego foi o primeiro responsável pela 4, “era um canal de inspiração cristã”, e quando terminou o jornal inaugural felicitou a apresentadora: “Disse ‘parabéns, Clarinha’. Ele sempre foi muito próximo e humano, um homem de excelência “.

Quem também estava presente era Ana Paula Almeida, jornalista da SIC desde a estreia a 6 de Outubro de 1992, que “foi fazer a reportagem da abertura do novo canal, levou-me um enorme ramo de flores, hoje trabalhamos juntas, conhecemo-nos desde a universidade”.

Clara de Sousa esteve na 4 até 1996, altura em que foi convidada por Joaquim Furtado para apresentar o ‘Telejornal’ na RTP. Em 2001 mudou-se para a SIC Notícias, fez parte da estreia do primeiro canal de informação, começando por fazer dupla com Nuno Santos no turno da noite.

Há cerca de 20 anos no comando do ‘Jornal da Noite’ da SIC, inicialmente em dupla com Rodrigo Guedes de Carvalho, Clara diz que “a TVI atual é agora uma marca diferente, muito pouco resta do projeto inicial”: “Estamos em barcos diferentes. Eu sou completamente SIC”.

Em exclusivo ao DIOGUINHO, Maria Clara Marques de Sousa, de 58 anos, deixa os “muitos parabéns à TVI, aos colegas, pela sua longevidade e caminho”.

Quando não está no ecrã ou a trabalhar na redação de Paço de Arcos, a mãe do Manuel e da Maria, dedica-se a outra grande paixão, o site ‘A Minha Cozinha’, onde tem uma legião de fãs.

À semelhança de José Alberto Carvalho, Clara de Sousa é a única jornalista portuguesa que já apresentou os três principais noticiários da televisão nacional.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo