EXCLUSIVO – “FIFI!” TANYA torce por vitória na ‘1ª Companhia’
Em GRANDE ENTREVISTA, a popular cantora revela segredos do fã, cantor e cabeleireiro…
Também agradecida e a apoiar Noélia, que conhece muito bem, a amiga de Vera da ‘Casa dos Segredos 9’, protagonista do novo videoclip, a artista de ‘Não faças bluff comigo’ abriu o livro ao DIOGUINHO…
DIOGUINHO – Trata o Filipe da ‘1ª Companhia’ por Fifi…
TANYA – Sim, o Fifi é um doce. Quando comecei a cantar nas Tayti, ele era muito miúdo ainda, nove, dez anos. E, entretanto, ele era fã da dupla, era vizinho do meu pai, ou seja, onde tinha a loja, em Alenquer, e ele ia lá muitas vezes para me ver, para me encontrar, deixou-me lá uma carta uma vez para eu ler. Houve uma vez que ele, em pequenino, também foi à casa dos meus pais, eu estava lá, e foi-me dar um beijinho. E, entretanto, nós perdemos contato, porque eu vivia em Lisboa, e, entretanto, foi viver para o Algarve, e eu nunca mais me cruzei com essa criança.
E, entretanto, reencontram-se muitos anos depois?
Há um belo dia que ele vai à RTP, na altura eu cantava o ‘Coração Dividido’, e ele vira-se para mim e diz-me, “olha, lembras-te de mim?” E onde eu me viro e digo, “não estou a ver”, porque, entretanto, ele tinha crescido, e sendo a pessoa que é, eu não conseguia perceber muito bem quem ele era, porque na altura era muito criança, e ele disse, “então eu vou-te relembrar, um menino que gostava muito de ti, que era teu fã, e que ia muitas vezes à loja do teu pai”.
Pronto, quando ele falou, eu associei logo quem era, percebi logo quem ele era, e, a partir daí, desde essa altura, desde a altura de 2022, que nós começamos a ser mais amigos outra vez, ele começou a ter mais contato comigo, a começar-me a mandar mensagens, a pedir a minha opinião sobre as coisas que ia lançando, porque também estava na minha editora, na País Real, e onde nós começamos a formar uma amizade muito bonita, que somos amigos desde então, desde essa altura.
Soube em primeira mão que ele ia entrar no reality show militar?
Quando ele foi para dentro do quartel, soube antes dele entrar, e fiquei muito feliz, porque achava que era o que lhe estava a faltar, ter assim um ‘boost’ num programa, para mostrar exatamente a pessoa que é. Eu também faço o cabelo no cabeleireiro dele, com o João, o companheiro, e pronto, eu gosto de ser amiga das pessoas, e não andar a dizer aos quatro ventos que somos amigos, mas que efetivamente somos, somos, e é aquela pessoa que se me pedir o que quer que seja, eu estou aqui para o ajudar, e sei que da parte dele vai ser igual.
Ainda a propósito do reencontro em Maio de 2022…
Eu disse-lhe, “olha, estás muito giro, nunca imaginei, tinhas nove, dez anos, que foste lá a minha casa, estás agora este rapagão todo bonito”. Na altura, eu nem sabia que o sonho dele era cantar.
A Tanya incentivou-o a aceitar o convite da TVI…
Quando o Fifi me disse que gostaria muito, eu disse-lhe, isso foi quando eu arranjei o cabelo, para ir de férias, em Setembro, antes de ir de férias. Eu fui lá ao cabeleireiro deles e ele, por acaso, disse-me que gostava muito de fazer um reality show, e eu disse-lhe, “olha, Fifi, tu só tens que fazer uma coisa, quando te convidarem e te ligarem, diz logo que sim”. E ele disse, “ah, eu vou dizer que eu adorava fazer, e eu vi-te também dentro da casa, achei que também foi muito bom para ti, e eu também acho que ia ser muito bom para mim”. “Então não digas que não, vai, aceita o desafio, porque eu acredito que a pessoa que tu és, e genuína como és, as pessoas vão gostar muito de ti”. E foi isso que aconteceu, ele aceitou.
Acha que o país está apaixonado por ele?
Sim, sim, tenho a certeza. Ele é muito amigo do seu amigo. Mesmo os instrutores e os colegas dele lhe acham muita piada, porque ele de facto tem piada, e depois ele tem aquela forma de ser, e eu acredito que cá fora também seja assim. Ele é daquela maneira, sim. Com as pessoas e com os artistas, ele dá espaço ao artista que seja um bocadinho mais, como foi comigo, como foi com as outras pessoas que vão ao salão dele, conseguiu mostrar genuinamente a pessoa que é.
Portanto, deduzo que a Tanya quer que ele seja o vencedor.
Gostava, sim. Gostava muito, sim. À parte que eu também gosto muito da Noélia, é uma pessoa que eu também conheço cá fora, sempre me ajudou muito também, sempre me cruzei com ela, foi sempre uma pessoa muito genuína, mas pronto, o Fifi é aquela pessoa que eu vi crescer e, de facto, lembro-me dele em criança e agora vendo-o em adulto e ele tentando um lugar na música, gostava que fosse ele a vencer.
A relação dele com o João, parece ser mesmo de um amor profundo, mesmo quando ele fala dele…
Sim, é muito sólido, sim.
Com o filho dele, tem alguma ligação? Conhece-o?
Não, com o Santiago, o filho dele, não tenho qualquer tipo de ligação, não. Não quer dizer que agora não se crie essa ligação, porque pronto, sempre que estamos, estamos só os quatro juntos, eu, a Isa (a mulher de Tanya), o João e o Fifi, mas não faltarão agora oportunidades de podermos estar juntos, primeiro porque ele também já é maior de idade.
O filho não tem qualquer problema com o marido do Filipe…
Ah, isso é um assunto que têm que perguntar a ele. Aliás, quando entram em assuntos que eu acho que são demasiado sensíveis, digamos assim, acho que é sempre importante ser a própria pessoa a falar, tal e qual como foi comigo, quando eu saí da Casa, quem tinha que falar sobre o assunto tinha que ser eu, não os outros.
Acha que ele imagina o que está a passar cá fora? Quem sabe um dueto entre a Tanya e o Filipe, quem sabe…
Não, não faz ideia do impacto. O João já disse isso, que gostava que eu fizesse um dueto com ele, portanto se for algo que seja possível, gostaria muito! Adoraria!
O que é que lhe dizem sobre o Filipe?
Cada vez que me veem, “ai a gente gosta tanto do Filipe, é tão querido”, quando eu passo na rua a conversa é Filipe.
Quem deve estar com muitas saudades é o marido…
Sim, claro que sim, o João tem imensas saudades dele, mas só espera por ele mesmo na final.
A Tanya vai estar na gala final, a 20 de Fevereiro?
Estou a fazer tudo por tudo para ir poder ir dar-lhe um grande abraço.