Geral

“Faz quatro anos que emigrei. Há quatro anos vinha no voo a chorar tanto”

Vanessa Ferreira ficou conhecida pela participar na Casa dos Segredos.

Ela abandonou o país à procura de uma vida melhor, e hoje fez um relato surpreendente da sua experiência.

«Hoje faz 4 anos que imigrei. A sensação de deixar tudo para trás foi ímpar. Tenho noção que deixei muito. Deixei as coisas materiais, o lar, as minhas gatas. Deixei convívio de todos os dias, a rotina na Dança de manhã à noite. Deixei uma família da dança. Deixei o mar, boa comida, um quotidiano maravilhoso. Não foi só deixar a minha querida Lisboa. Foi deixar o país do meu coração», começou por dizer.

«Quem me acompanha à distância, pensa que fui maluca! Mas quem me conhece de perto entende que eu tinha de dar este passo. Deixei acumular muita tensão e só acreditei quando tive um ataque de pânico seguido de outro. (Até lá eu desvalorizava isso). A minha exposição era outra e a invasão não tinha uma linha. O meu bem-estar justificou a minha escolha. Invariavelmente, a aventura sempre foi uma proeza minha. E fé no destino também. »


 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Van (@van_free)

«A ideia era emigrar com a amiga Solange para Londres. Imagino o bom que seria, mas não era o que procurava e decidi vir para a Suíça. Há 4 anos vinha no voo a chorar tanto que as hospedeiras me traziam água para me manter hidratada e a Senhora do lado me deu solidariamente o seu ombro.»

“Mas quando cheguei à Terra dos Alpes, desfiz a mala e comecei no preciso momento, um novo rumo. (O lado bom do Touro é que só olha para a frente ?). Eu adorei a sensação de começar do zero. Só ter trazido umas roupas. De não conhecer nada. Na verdade, nunca me senti sozinha. É antagónico, mas é verdade. Primeiro objetivo: melhorar o alemão. Segundo: procurar trabalho. Terceiro: explorar e me renovar. Até hoje, não me arrependo deste passo. E não, aqui não tenho uma melhor vida do que tinha em Portugal. Qualidade de vida é subjectiva. Suíça dá-me uma serenidade que eu prezo. Se um dia é para voltar? Jamais estará fora de questão. Até lá viverei com saudade, que lido bem mas será sempre saudade ❤️ Curiosamente, no último ano recebi imensas mensagens a pedir dicas para migrar para cá. Há muito que penso fazer um vídeo sobre esse tema. Farei brevemente!”

Leia também: Nora de Maria João Abreu publica texto comovente

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo