Geral

Felipa Garnel presta homenagem emotiva a Marcelo Rebelo de Sousa: “O professor despede-se com 20 valores”

No dia em que se decide o sucessor em Belém, a comunicadora utilizou as redes sociais para agradecer os 10 anos de mandato. Felipa Garnel antecipa que os portugueses vão sentir falta do "Presidente dos afetos" e elogia o homem que "apenas quis servir Portugal".

Neste domingo decisivo, 8 de fevereiro de 2026, enquanto Portugal se dirige às urnas para escolher o próximo Chefe de Estado.

Felipa Garnel recorreu às redes sociais para prestar um tributo público a Marcelo Rebelo de Sousa, antecipando a nostalgia que o fim do seu mandato de uma década poderá provocar nos portugueses.

A comunicadora começou por reconhecer o momento histórico da transição, sublinhando a gratidão pelo serviço prestado: “Antes de ser conhecido o resultado das eleições quero, como cidadã portuguesa, agradecer a Marcelo Rebelo de Sousa os 10 anos de dedicação absoluta ao mais alto cargo da República”.

Felipa Garnel mostrou-se convicta de que o tempo será benevolente para com o Presidente cessante, independentemente do vencedor da noite eleitoral: “Ou muito me engano ou, ganhe quem ganhar, ainda vamos ter saudades do homem inteligente, sério, humano, a quem primeiro nos habituámos a tratar por professor e mais tarde por Presidente”.

Não ignorando que o percurso em Belém não foi isento de polémicas, Felipa relativizou as falhas apontadas ao longo dos anos em prol de um balanço global positivo, “Muitas foram as críticas à forma (e até ao conteúdo) com que exerceu o cargo, mas julgo que hoje, perto da hora da despedida, todos lhe devemos um obrigada”, escreveu, destacando o seu papel como o “Presidente dos afetos” e o “orgulho com que nos defendeu dentro de portas e além-fronteiras”.

Para fechar a homenagem, a antiga diretora de programas citou Abraham Lincoln sobre o teste do caráter através do poder, concluindo que Marcelo superou essa prova com distinção máxima: “No que toca ao exercício do poder, o professor que conhecemos a dar notas, despede-se com 20 valores. Possamos todos, no futuro, dizer o mesmo do próximo Presidente de Portugal”.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo