Pepe, o defesa central do FC Porto e da Seleção Nacional, decidiu colocar um ponto final na carreira aos 41 anos.
A notícia foi anunciada pelo próprio num longo vídeo divulgado esta quinta-feira, 8 de agosto: “Quero agradecer a Deus por me ter dado sabedoria para poder seguir a minha jornada. Não posso deixar de agradecer a todos os presidentes que apostaram em mim para desempenhar o meu trabalho, a todos os funcionários dos clubes em que passei e da Seleção. Eles são a alma dos clubes”, disse.
“Quero agradecer também a todos os meus companheiros e treinadores que me fizeram crescer e competir e diariamente. A todos os adeptos, que são a alma do futebol e dos clubes. À minha mãe, que foi essencial na minha trajetória, por me ter deixado voar para o sonho de ser jogador profissional, a todos os meus amigos, familiares, à minha mulher, que foi o lar na minha ausência, aos meus filhos, por acreditarem em mim e serem um apoio. (…) Um abraço de gratidão a todos”, acrescentou.
Ao longo de mais de 20 anos de carreira, Pepe passou pelo Marítimo, Real Madrid, Besiktas e FC Porto, conquistou 31 títulos, nomeadamente, um Europeu, três Ligas dos Campeões, dois Mundiais de Clube, uma Supertaça Europeia e uma Taça Intercontinental. Fez 894 jogos e marcou 51 golos.