Geral

Fotos íntimas reveladas na internet

O caso mostra os perigos da internet e serve de alerta para os utilizadores do Facebook. As fotografias e filmes íntimos de três jovens de 19 anos, filhas de famílias da alta sociedade portuguesa, correm como um vírus na internet.

O que começou como uma brincadeira entre amigas num grupo fechado do Facebook tornou-se numa ameaça.


Maria e Mariana (nomes fictícios) estavam de férias e resolveram criar um grupo restrito para amigas, no Facebook, onde publicaram fotografias e vídeos, onde aparecem em poses sensuais e seminuas. O problema é que o grupo não era realmente fechado. Resultado: alguém copiou todos os conteúdos e o pai de uma das jovens recebeu uma mensagem com a fotografia da filha nua.

As imagens começaram a correr na internet em Fevereiro de 2012, tornando-se virais.

Tito de Morais, editor da única newsletter portuguesa sobre a segurança on-line de crianças e jovens e fundador do projecto MiudosSegurosNa.Net, avisa que “hoje, a tecnologia coloca o Mundo na palma da mão“. Porém, acrescenta, “se tal pode significar facilidade de acesso a um manancial de recursos que são cruciais à educação e desenvolvimento” também pode “significar toda uma série de novos riscos, perigos e ameaças“.

REGRAS BÁSICAS PARA UTILIZADORES


Há regras básicas para utilizar as redes sociais e acompanhar os filhos na internet. Uma das indicações que todos os especialistas avançam, sobretudo no caso de menores no Facebook, é que os pais sejam seguidores das contas dos filhos.

Tito Morais avisa mesmo que no caso de menores de 13 anos – a idade mínima de acordo com as regras do Facebook – é fundamental que tenham os seus códigos de acesso. Já os adultos devem moderar a privacidade das publicações e fotografias.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo