Frederica Lima ‘quebra silêncio’ e revela que denunciou crimes horrendos e hediondos
Frederica Lima dá voz a vítimas e expõe a morosidade de um sistema que falha em proteger mulheres e crianças.

Frederica Lima a ex-namorada de Nuno Homem de Sá, recorda com clareza o momento em que decidiu agir. A voz treme quando fala, mas a convicção mantém-se intacta.
“Há bastante tempo, e quando digo bastante não me refiro a muitos anos, mas pela gravidade dos crimes e a inércia da Justiça, parece, de facto, que já foi uma eternidade”, desabafa.
“Denunciei, tanto à mãe da menor como à PJ, dando o meu nome e todos os meus dados”, conta, lembrando que quis sempre agir de forma transparente, sem esconder-se atrás do anonimato. “Já prestei depoimento e tomei conhecimento que já havia outras denúncias, inclusive da mãe de uma das filhas (…).”
O que Frederica descobriu foi um processo que já se arrastava nos corredores da Justiça. “Soube que havia várias denúncias, de várias testemunhas, contra esse mesmo indivíduo”, relata. Uma história que, para ela, se tornou exemplo da lentidão e da fragilidade de um sistema que deveria proteger as vítimas.
“Gostava de ter esperança e acreditar que um dia haverá luz ao fundo do túnel para as vítimas. Muitas já não estarão cá para ver essa luz, infelizmente, porque todos os dias morrem mulheres, mães e crianças”, afirmou.
A ativista considera “lamentável e chocante” o tempo que a polícia e a Justiça demoram a intervir. “É realmente lamentável todo o tempo que a polícia/Justiça demoram para atuar, estancar estas situações, prenderem estes indivíduos ou tomarem ação de forma a protegerem de facto as vítimas, de forma imediata”, frisou.
Leia também: EXCLUSIVO! Advogado de Frederica Lima requer prisão preventiva para Nuno Homem de Sá